Educação Intercultural

Ano
3
Ano lectivo
2025-2026
Código
01021828
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Unidade curricular de Educação Social, Psicologia da Educação, Sociologia da Educação, Introdução às Ciências da Educação.

Métodos de Ensino

As aulas organizar-se-ão de modo a alternar momentos de exposição, diálogo, discussão de textos e debates, de análise de casos, simulações e reflexão sobre situações socioeducativas. Promover-se-á o desenvolvimento de processos de observação da realidade social em contextos multiculturais. Ocorrerão trabalhos em grupo com apresentações orais e dinamização de debates  por parte dos alunos (apresentações dos projetos  em análise) e de especialistas convidados (seminários). Orientação tutorial.

Resultados de Aprendizagem

No final desta uc os alunos devem ser capazes de:

- Compreender os referenciais teóricos do Pluralismo Cultural, da Educação Intercultural, da Promoção da Diversidade Cultural e da Cidadania Democrática

- Distinguir os discursos e as práticas educativas baseadas no interculturalismo das baseadas no monoculturalismo e no multiculturalismo

- Analisar e interpretar políticas públicas de Educação Intercultural, Mediação Intercultural, Educação para a Cidadania e Promoção da Cultura de Paz.

- Analisar criticamente projetos e práticas de Educação Intercultural, Mediação Intercultural, Educação para a Cidadania e Promoção da Cultura de Paz.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Educação e Interculturalidade (EI): desafios da convivência e questões-chave da relação com "o Outro e o Diferente"

2. Os conceitos de: Cultura, educação, linguagem e cidadania; diversidade cultural e herança cultural; maiorias e minorias culturais, multiculturalismo e interculturalismo

3. Objetivos e guidelines da Educação Intercultural segundo a UNESCO

4. Diversidade Cultural e Diálogo Intercultural: Enquadramento internacional, políticas públicas e instrumentos reguladores 

5.  Questões educativas em contextos escolares, familiares, lúdicos/culturais e comunitários multi-étnicos: a importância da mediação intercultural.

6. Projetos e Programas de Educação Intercultural, Mediação Intercultural, Educação para a Cidadania e Educação para a Paz - Desenho curricular intercultural,  pedagogia intercultural e pedagogia da convivência

7. Desenvolvimento de preocupações, atitudes e competências interculturais para a educação e formação.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura Pinheiro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 50.0%
Apresentação oral e Defesa oral do trabalho de projeto: 50.0%

Bibliografia

Candau, V. (2020). Diferenças, Educação Intercultural e Decolonialidade: temas insurgentes. Revista Espaço Do Currículo, 13 (Especial), 678–686. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54949

Conselho da Europa (2008). Livro branco do diálogo intercultural. Disponível em: www.coe.int/dialogue

Fleury, R. (2017). Educação Intercultural e Movimentos Sociais. João Pessoa/PB: Editora do CCTA

Gimenez-Romero, C. (2010). Interculturalidade e mediação. Lisboa: ACIDI.

Gonçalves, S., & Sousa, F. (2012). Escola e comunidade – laboratórios de cidadania global. Lisboa: IEUL  

Reis, M. A., & Pinheiro, M.R. (2009). Para uma pedagogia do museu: Algumas reflexões. Museologia e Patrimôno, II, 36-46, disponível em: http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.36 br/index.php/ppgpmus

Vieira, R., Marques, J., Silva, P., Vieira, A., Margarido, C. (2017). Conceções e práticas de mediação intercultural e intervenção social. Porto: edições Afrontamento. ISBN: 978-972-36-1615-6.