Diagnóstico e plano de tratamento em Odontopediatria III
3
2024-2025
02053798
Ciências morfofuncionais e patológicas
Português
Presencial
7.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino abrangem apresentações expositivas, a par da realização de trabalho de planificação de âmbito clínico aplicando os conhecimentos teóricos e teórico-práticos previa ou concomitantemente adquiridos e conjugados. A metodologia digital (recursos eletrónicos/ e-learning) poderá ser usada.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo desta unidade curricular é munir, de forma progressiva, os alunos de informação adequada que permita a sua capacitação no respeitante ao diagnóstico e definição de planos de tratamento tendo por base situações clínicas, reais ou simuladas, sendo desejável que o aluno: a) adquira competências para diagnosticar alterações de crescimento e desenvolvimento, assim como de patologia da cavidade oral, desde o nascimento até ao final da adolescência, quer em crianças saudáveis, quer naquelas que exigem cuidados especiais em termos de abordagem; b) seja competente para planear (e aplicar) cuidados orais, preventivos e curativos, adequados e individualizados, do nascimento à adolescência, a crianças saudáveis e crianças com necessidades especiais de cuidados, mantendo a sua cooperação ao longo dos tratamentos; c) seja capaz de se enquadrar e colaborar em equipas multidisciplinares almejando o tratamento holístico da criança.
Estágio(s)
NãoPrograma
A desenvolver de forma transversal e progressiva ao longo dos 3 anos (I, II e III) de duração. III - Diagnóstico e plano de tratamento em adolescentes. Fundamentos e métodos preventivos na clínica e no ambiente doméstico em adolescentes. Fundamentos teóricos e metodologia de intervenção clínica na dentição permanente jovem na área dentisteria, endodontia, ortodontia preventiva e intercetiva, reabilitação oclusal, traumatologia orofacial, cirurgia oral, medicina oral, periodontologia, prostodontia. Etiologia e desenvolvimento de distúrbios de oclusão em adolescentes.
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
A avaliação será quer teórica, através da realização de um exame escrito (80%), bem como contínua, pelo cumprimento de tarefas no âmbito do diagnóstico e definição/discussão de planos de tratamento na sequência dos casos em seguimento clínico (reais) ou simulados (20%): 100.0%
Bibliografia