Diagnóstico e plano de tratamento em Odontopediatria II
2
2024-2025
02053724
Ciências morfofuncionais e patológicas
Português
Presencial
7.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino abrangem apresentações expositivas, a par da realização de trabalho de planificação de âmbito clínico aplicando os conhecimentos teóricos e teórico-práticos previa ou concomitantemente adquiridos e conjugados. A metodologia digital (recursos eletrónicos / e-learning) poderá ser usada.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo desta unidade curricular é munir, de forma progressiva, os alunos de informação adequada que permita a sua capacitação no respeitante ao diagnóstico e definição de planos de tratamento tendo por base situações clínicas, reais ou simuladas, sendo desejável que o aluno: a) adquira competências para diagnosticar alterações de crescimento e desenvolvimento, assim como de patologia da cavidade oral, desde o nascimento até ao final da adolescência, quer em crianças saudáveis, quer naquelas que exigem cuidados especiais em termos de abordagem; b) seja competente para planear (e aplicar) cuidados orais, preventivos e curativos, adequados e individualizados, do nascimento à adolescência, a crianças saudáveis e crianças com necessidades especiais de cuidados, mantendo a sua cooperação ao longo dos tratamentos; c) seja capaz de se enquadrar e colaborar em equipas multidisciplinares almejando o tratamento holístico da criança.
Estágio(s)
NãoPrograma
A desenvolver transversal e progressivamente nos 3 anos (I, II e III) de duração. II - Diagnóstico e plano de tratamento da criança. Fundamentos e métodos preventivos em clínica e em ambiente doméstico na criança. Avaliação da colaboração e comportamento na criança. Controlo comportamental farmacológico/não farmacológico na criança. Fundamentos teóricos e metodologia de intervenção clínica em dentição temporária e fase mista no âmbito da dentisteria, endodontia, ortodontia preventiva e intercetiva, reabilitação oclusal, traumatologia orofacial, cirurgia oral, medicina oral, periodontologia, prostodontia. Etiologia e desenvolvimento dos distúrbios de oclusão na criança. Técnicas ortodônticas. Semiologia e diagnóstico em ortodontia. Ortodontia preventiva e intercetiva. Manutenção de espaço. Crianças com necessidades especiais de tratamento/medicamente comprometidas: diagnóstico, prevenção e tratamento. Urgências e emergências na criança na consulta de Odontopediatria.
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
A avaliação será quer teórica, através da realização de um exame escrito (80%), bem como contínua, pelo cumprimento de tarefas no âmbito do diagnóstico e definição/discussão de planos de tratamento na sequência dos casos em seguimento clínico (reais) ou simulados (20%): 100.0%
Bibliografia
1) Boj JR et al. Odontopediatría. Editorial Masson. 2004. ISBN 13: 9788445814109
2) Welbury R, Duggal M. Paediatric Dentistry. 5th ed. Oxford University Press. 2018. ISBN: 9780198789277
3) Silva LB. Tratado de Odontopediatria (I e II). Amolca. 2018. ISBN: 9789585426429
4) Amr M. Moursi, Marcio A. da Fonseca, Amy L. Truesdale. Clinical. Cases in Pediatric Dentistry. Wiley-Blackwell. 2012. ISBN/EAN 9780813807614
5) Gerald Z. Wright and Ari Kupietzky. Behavior Management in Dentistry for Children, 2nd ed. Wiley Blackwell. 2014. ISBN 1118547535
6) Anna B. Fuks, Benjamin Peretz. Pediatric Endodontics - Current Concepts in Pulp Therapy for Primary and Young Permanent Teeth. Springer. 2016. ISBN 978-3-319-27553-6
7) Dean JF. McDonald and Avery's Dentistry for the Child and Adolescent. Mosby. Tenth Edition. 2016. ISBN: 9780323287494
8) www.aapd.org (recommended issues)
9) www.eapd.eu (recommended issues)
10) www.www.iadt-dentaltrauma.org (recommended issues)
11) www.cochrane.org (recommended issues)
12) Artigos publicados em revistas da especialidade e afins cedida/aconselhada para a preparação de seminários e planeamento de casos clínicos. Articles published in specialist and related journals provided/advised for the preparation of seminars and planning of clinical cases.