Prevenção e reabilitação oral na criança II

Ano
2
Ano lectivo
2024-2025
Código
02053713
Área Científica
Ciências dentárias, preventivas e conservadoras
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino abrangem apresentações expositivas, a par da realização de trabalho de planificação de âmbito clínico aplicando os conhecimentos teóricos e teórico-práticos previa ou concomitantemente adquiridos e conjugados. A metodologia digital (recursos eletrónicos / e-learning) poderá ser usada.

Resultados de Aprendizagem

A presente unidade curricular visa capacitar progressivamente (I e II) o aluno para a aplicação dos cuidados médico-dentários preventivos e restauradores, individualizados à condição do paciente pediátrico, desde o nascimento até à adolescência, em crianças saudáveis e com necessidades de cuidados especiais. Visa igualmente a realização cuidada de planos de tratamento, baseados na melhor evidência disponível, de condições clínicas com diferentes graus de complexidade e com recurso a diferentes técnicas de controlo comportamental não farmacológico, sedação ou anestesia geral, dependendo do grau de colaboração da criança ou jovem. Sublinha-se a integração em grupos multidisciplinares, almejando a prestação global dos cuidados dentários considerados individualmente necessários e adequados.

Estágio(s)

Não

Programa

Dos temas desenvolvidos transversalmente (I e II) constarão: II - Técnicas restauradoras (fase mista e dentição permanente jovem). Terapia pulpar em dentição permanente jovem. Estes tópicos incluirão, de forma abrangente, crianças saudáveis, mas também pacientes com necessidades especiais / medicamente comprometidas, definindo-se planos de tratamento, reais ou simulados, reabilitadores multidisciplinares, incluindo a reabilitação protética em crianças e jovens.

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
A avaliação será quer teórica, através da realização de um exame escrito (80%), bem como contínua, pelo cumprimento de tarefas no âmbito do diagnóstico e definição/discussão de planos de tratamento na sequência dos casos em seguimento clínico (reais) ou simulados (20%): 100.0%

Bibliografia

1) Boj JR et al. Odontopediatría. Editorial Masson. 2004. ISBN 13: 9788445814109

2) Welbury R, Duggal M. Paediatric Dentistry. 5th ed. Oxford University Press. 2018. ISBN: 9780198789277

3) Silva LB. Tratado de Odontopediatria (I e II). Amolca. 2018. ISBN: 9789585426429

4) Amr M. Moursi, Marcio A. da Fonseca, Amy L. Truesdale. Clinical. Cases in Pediatric Dentistry. Wiley-Blackwell. 2012. ISBN/EAN 9780813807614

5) Gerald Z. Wright and Ari Kupietzky. Behavior Management in Dentistry for Children, 2nd ed. Wiley Blackwell. 2014. ISBN 1118547535

6) Anna B. Fuks, Benjamin Peretz. Pediatric Endodontics - Current Concepts in Pulp Therapy for Primary and Young Permanent Teeth. Springer. 2016. ISBN 978-3-319-27553-6

7) Dean JF. McDonald and Avery's Dentistry for the Child and Adolescent. Mosby. Tenth Edition. 2016. ISBN: 9780323287494

8) www.aapd.org (recommended issues)

9) www.eapd.eu (recommended issues)

10) www.www.iadt-dentaltrauma.org (recommended issues)

11) www.cochrane.org (recommended issues)

12) Artigos publicados em revistas da especialidade e afins cedida/aconselhada para a preparação de seminários e planeamento de casos clínicos. Articles published in specialist and related journals provided/advised for the preparation of seminars and planning of clinical cases.