Prevenção e reabilitação oral na criança I
1
2024-2025
02053640
Ciências dentárias, preventivas e conservadoras
Português
Presencial
10.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino abrangem apresentações expositivas, a par da realização de trabalho de planificação de âmbito clínico aplicando os conhecimentos teóricos e teórico-práticos previa ou concomitantemente adquiridos e conjugados. A metodologia digital (recursos eletrónicos/ e-learning) poderá ser usada.
Resultados de Aprendizagem
A presente unidade curricular visa capacitar o aluno para: a aplicação dos cuidados médico-dentários preventivos e restauradores, individualizados à condição do paciente pediátrico, desde o nascimento e até à adolescência, em crianças saudáveis e com necessidades de cuidados especiais; a realização de um plano de tratamento, baseado na máxima evidência disponível, de casos com diferentes graus de complexidade e com recurso a técnicas de controlo comportamental, sedação ou anestesia geral, dependendo do grau de colaboração da criança ou jovem; a integração em grupos multidisciplinares, visando a prestação dos cuidados dentários baseados numa versão holística da criança, sendo para isso importante que o aluno desenvolva competências comunicacionais necessárias também à progressão da sua carreira profissional.
Estágio(s)
NãoPrograma
Dos temas desenvolvidos transversalmente (I e II) constarão: I- Prevenção: abordagem preventiva da cárie dentária (e particularmente da cárie precoce da infância), fluorose, doença periodontal, e outras. Biomateriais em Odontopediatria. Técnicas restauradoras (dentição decídua). Terapia pulpar em dentes decíduos. Cirurgia oral (dentes decíduos, tecidos duros e moles orais). Traumatologia orofacial (prevenção e tratamento em dentição decídua). Estes tópicos incluirão, de forma abrangente, crianças saudáveis, mas também pacientes com necessidades especiais / medicamente comprometidos, definindo-se planos de tratamento, reais ou simulados, reabilitadores multidisciplinares, incluindo a reabilitação protética em crianças e adolescentes.
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
A avaliação será quer teórica, através da realização de um exame escrito (80%), bem como contínua, pelo cumprimento de tarefas no âmbito do diagnóstico e definição/discussão de planos de tratamento na sequência dos casos em seguimento clínico (reais) ou simulados (20%): 100.0%
Bibliografia
1) Boj JR et al. Odontopediatría. Editorial Masson. 2004. ISBN 13: 9788445814109
2) Welbury R, Duggal M. Paediatric Dentistry. 5th ed. Oxford University Press. 2018. ISBN: 9780198789277
3) Silva LB. Tratado de Odontopediatria (I e II). Amolca. 2018. ISBN: 9789585426429
4) Amr M. Moursi, Marcio A. da Fonseca, Amy L. Truesdale. Clinical. Cases in Pediatric Dentistry. Wiley-Blackwell. 2012. ISBN/EAN 9780813807614
5) Gerald Z. Wright and Ari Kupietzky. Behavior Management in Dentistry for Children, 2nd ed. Wiley Blackwell. 2014. ISBN 1118547535
6) Anna B. Fuks, Benjamin Peretz. Pediatric Endodontics - Current Concepts in Pulp Therapy for Primary and Young Permanent Teeth. Springer. 2016. ISBN 978-3-319-27553-6
7) Dean JF. McDonald and Avery's Dentistry for the Child and Adolescent. Mosby. Tenth Edition. 2016. ISBN: 9780323287494
8) www.aapd.org (recommended issues)
9) www.eapd.eu (recommended issues)
10) www.www.iadt-dentaltrauma.org (recommended issues)
11) www.cochrane.org (recommended issues)
12) Artigos publicados em revistas da especialidade e afins cedida/aconselhada para a preparação de seminários e planeamento de casos clínicos. Articles published in specialist and related journals provided/advised for the preparation of seminars and planning of clinical cases.