Seminários de literatura e discussão de casos clínicos em Odontopediatria I

Ano
1
Ano lectivo
2024-2025
Código
02053634
Área Científica
Ciências dentárias, preventivas e conservadoras
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino abrangem apresentações expositivas, pesquisa e organização de conteúdos, teóricos e no âmbito clínico (incluindo apresentação de casos clínicos a discutir). A metodologia digital (recursos eletrónicos/ e-learning) poderá ser usada.

Resultados de Aprendizagem

Os seminários de literatura e discussão de casos clínicos em Odontopediatria (I, II e III) visarão aprofundar e sedimentar conhecimentos fomentando a compreensão das diferentes temáticas abordadas sob a forma de seminários nos quais será feita análise crítica da literatura mais relevante em termos de evidência científica, selecionada e disponibilizada pelos docentes. Neste sentido, os alunos devem dominar ferramentas de análise bibliográfica (ou mesmo de pesquisa complementar) e ser capazes de expressar/demonstrar o seu domínio teórico nos conteúdos seletivamente propostos. Paralelamente, esta unidade curricular contemplará uma vertente de cariz clínico, com a presentação e discussão de casos clínicos (reais ou simulados) visando uma melhor resposta na prática no respeitante ao diagnóstico, definição e planeamento das eventuais hipóteses de tratamento a concretizar.

Estágio(s)

Não

Programa

No âmbito desta unidade curricular, e dada a abrangência teórica e clínica traduzida na sua transversalidade ao longo dos três anos do decurso da pós-graduação (I, II e III), assim como a metodologia empregue em termos de lecionação, os conteúdos programáticos são altamente globalizantes versando, de forma integrada, itens genericamente do foro das ciências fundamentais e médicas, gestão/administração/deontologia /ética, psicologia (da criança, do adolescente e do adulto jovem) e controlo comportamental farmacológico e não farmacológico, prevenção/diagnóstico/terapêutica/plano de tratamento no âmbito da dentisteria, cirurgia oral, endodontia, medicina/patologia oral, ortodontia preventiva e intercetiva, traumatologia orofacial em crianças saudáveis e medicamente comprometidas, com necessidade de tratamentos isolados ou, servindo de base teórica para a discussão de casos clínicos, quer cedidos pelos docentes, quer apresentados pelos alunos.

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação será quantitativa (0-20 valores) (50% relatório de seminário + 50% discussão de casos clínicos) e visará, quer a(s) exposição(ões) levada(s) a cabo no âmbito dos seminários de literatura, quer o desempenho no relacionado com a discussão de casos clínicos: 100.0%

Bibliografia

1) Boj JR et al. Odontopediatría. Editorial Masson. 2004. ISBN 13: 9788445814109

2) Welbury R, Duggal M. Paediatric Dentistry. 5th ed. Oxford University Press. 2018. ISBN: 9780198789277 

3) Silva LB. Tratado de Odontopediatria (I e II). Amolca. 2018. ISBN: 9789585426429

4) Amr M. Moursi, Marcio A. da Fonseca, Amy L. Truesdale. Clinical. Cases in Pediatric Dentistry. Wiley-Blackwell. 2012. ISBN/EAN 9780813807614

5) Gerald Z. Wright and Ari Kupietzky. Behavior Management in Dentistry for Children, 2nd ed. Wiley Blackwell. 2014. ISBN 1118547535

6) Anna B. Fuks, Benjamin Peretz. Pediatric Endodontics - Current Concepts in Pulp Therapy for Primary and Young Permanent Teeth. Springer. 2016. ISBN 978-3-319-27553-6

7) Dean JF. McDonald and Avery's Dentistry for the Child and Adolescent. Mosby. Tenth Edition. 2016. ISBN: 9780323287494

8) www.aapd.org (recommended issues)

9) www.eapd.eu (recommended issues)

10) www.www.iadt-dentaltrauma.org (recommended issues)

11) www.cochrane.org (recommended issues)

12) Artigos publicados em revistas da especialidade e afins cedida/aconselhada para a preparação de seminários e planeamento de casos clínicos. Articles published in specialist and related journals provided/advised for the preparation of seminars and planning of clinical cases.