Cuidados de saúde com centralidade na pessoa doente

Ano
1
Ano lectivo
2025-2026
Código
03022906
Área Científica
Ciências da Saúde
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimento básico de métodos de investigação na saúde ou sociais, competências avançadas da língua inglesa, realização das leituras prévias ao curso.

Métodos de Ensino

As aulas serão teórico-práticas e seminários sobre os conteúdos programáticos (com uma mistura de aulas online e presenciais), com mesas redondas sobre questões controversas e discussões em grupo. Os alunos terão acesso a recursos para apoiar o estudo de cada um dos temas. Será pedido aos alunos que realizem um trabalho de grupo para desenvolver e apresentar uma ideia para uma nova intervenção de cuidados de saúde “pessoa-cêntrica” e a sua avaliação a um painel de peritos (incluindo peritos em experiências vividas) num formato de "dragon’s den", em resposta a um hipotético convite para financiamento.

Resultados de Aprendizagem

A UC pretende apoiar os estudantes no desenvolvimento de investigação que transforme os cuidados de saúde, orientada pelas prioridades, preferências e necessidades das pessoas. Centra-se nos cuidados paliativos, retirando ensinamentos para outras áreas. No final, os alunos serão capazes de:

 

1. Avaliar as definições e relevância de cuidados de saúde “pessoa-cêntricos”, intervenções complexas, resultados centrados no doente e na família

2. Demonstrar o peso atual e futuro do sofrimento grave relacionado com a saúde 

3. Explicar a importância dos locais de vida e de morte no contexto de doenças crónicas complexas

4. Compreender os métodos de desenvolvimento e avaliação de intervenções complexas

5. Identificar questões-chave na medição dos resultados centrados no doente e na família 

6. Utilizar dados de saúde recolhidos por rotina

7. Ilustrar intervenções “pessoa-cêntricas” em cuidados de saúde

8. Conceptualizar uma nova intervenção “pessoa-cêntrica” e a sua metodologia de avaliação

Estágio(s)

Não

Programa

1.         Definição e relevância de cuidados de saúde “pessoa-cêntricos”

2.         Peso atual e futuro do sofrimento grave relacionado com a saúde a nível mundial

3.         Cuidados paliativos, locais de vida e de morte em condições crónicas complexas

4.         Desenvolvimento e avaliação de intervenções complexas em cuidados de saúde

5.         Cuidados primários e serviços integrados de saúde 

6.         Oncologia e o surgimento dos cuidados de suporte

7.         Pediatria e uma abordagem sistémica nos cuidados

8.         Medição de resultados centrados no doente e na família

9.         Análise de dados de saúde recolhidos por rotina

10.       Desafios emergentes nos cuidados de saúde

Docente(s) responsável(eis)

Bárbara Oliveira Gomes da Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 30.0%
Projecto: 70.0%

Bibliografia

Pre-course reading:

 

Määttä S,  Björkman I. Health Expect 2023;27(1):e13887. doi: 10.1111/hex.13887  

Sleeman K et al. Lancet Global Health. 2019;7(7):e883-e892. doi: 10.1016/S2214-109X(19)30172-X

Skivington K et al. BMJ 2021;374:n2061. doi: 10.1136/bmj.n2061

 

During course reading:

 

Gomes B et al. Hospice and palliative care. In International Encyclopedia of Public Health, 3rd Edition. Ed. Quah SR. Elsevier (In Press)   

Nogueira A et al. Eur J Pediatr 2023;182(2):525-531. doi: 10.1007/s00431-022-04683-6

Ribeiro C et al. BMJ Support Palliat Care. 2022;12(3):287-291. doi: 10.1136/bmjspcare-2020-002230

Seiça Cardoso C et al. Palliat Med 2024;Jan 16:2692163231219682. doi: 10.1177/02692163231219682