Fundamentos de Literacia dos Media e da Informação

Ano
1
Ano lectivo
2024-2025
Código
02052577
Área Científica
Ciência da Informação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
E-learning
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Nesta formação, em regime de frequência e-learning, serão abordados os conteúdos recorrendo a metodologias ativas de ensino e de aprendizagem. Será privilegiado o trabalho em pequeno e grande grupo com momentos de reflexão e de discussão restrita e alargada. Nas sessões, devem ser definidos tempos de partilha e de reflexão em torno das experiências e das práticas dos formandos, devendo o formador ter um papel ativo na ligação das práticas da Literacia dos Media e da Informação. Elaboração de trabalho/reflexão final individual em função dos interesses e preferências dos formandos.
A unidade curricular contempla duas formas de avaliação: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Presença obrigatória em 2/3 das horas de contacto da formação; Quantitativa 0-20 valores.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos: Conhecer os métodos de investigação científica(IC), compreender os critérios de avaliação de fontes de informação(FI) e os desafios da Inteligência Artificial(IA) no ensino e na IC. Identificar os mecanismos de integridade, as plataformas digitais e as ferramentas associadas com os processos de IC.
Competências: aquisição de competências no domínio das etapas do processo de IC, que conduzam a análises rigorosas e fundamentadas. Avaliação de FI de IC de forma crítica, utilizando critérios sólidos para discernir a fiabilidade e relevância de diferentes recursos. Exploração e uso eficaz de plataformas e ferramentas digitais, potenciando a capacidade dos alunos para extrair o máximo de informação de fontes variadas. Análise da integridade, incluindo o entendimento e prevenção do plágio, a compreensão dos direitos de autor e criações intelectuais. Explorar os impactos da IA no ensino e IC, tendo como caso de estudo o ChatGPT.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O processo da investigação científica: As etapas da investigação científica;
2. Análise e sistematização de diretrizes orientadoras;
3. Avaliação de fontes de informação científica: Critérios para avaliação de fontes de informação;
4. Exploração e uso de plataformas e ferramentas digitais para avaliação de fontes de informação;
5. Mecanismos de integridade: Plágio, Criações intelectuais e Direito de Autor;
6. Desafios da Inteligência Artificial no ensino e investigação científica: o caso do ChatGPT.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Beatriz Pinto de Sá Moscoso Marques

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação final: 40.0%
Avaliação contínua: 60.0%

Bibliografia

IFLA (2020). Get Intro GAPMIL – Global Alliance for Partnerships on Media and Information Literacy. 29 july. IFLA;
Information Literacy Group (CILIP) (2018). What is information literacy? Disponível em: https://infolit.org.uk/ILdefinitionCILIP20181.pdf
Lima, J. & Brum, A. (trad.) (2009). A Dimensão Económica da Literacia em Portugal: Uma Análise. Lisboa: Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE);
Loureiro, A. & Rocha, D. (2012). “Literacia Digital e Literacia da Informação – Competências de uma Era Digital”. Actas do II Congresso sobre Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, ticEDUCA2012. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2726-2738;
Silva, A. M. (2008). “Inclusão Digital e Literacia Informacional em Ciência da Informação”. PRSIMA.COM
n.º7. 16-43;
Simões, R. B. de, Marques, M. B. P. S. M. & Figueira, J., Eds. (2010) – Media, informação e literacia: rumos e perspetivas. (Conferências & Debates Interdisciplinares).