Projeto de Edifícios

Ano
2
Ano lectivo
2024-2025
Código
02052446
Área Científica
Desempenho Estrutural
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os pré-requisitos desta disciplina são os correspondentes à candidatura ao curso de Mestrado em Engenharia da CMM.

Métodos de Ensino

As aulas decorrem em regime teórico‐prático. Nas aulas são apresentados os conceitos teóricos e as formulações regulamentares para dimensionamento. Em simultâneo são resolvidos exemplos ilustrativos das diversas matérias. Os alunos têm uma participação ativa em todo o processo formativo, sendo solicitados para apresentar as soluções encontradas para os problemas propostos. Pontualmente os alunos são convidados a assistir a palestras de cientistas convidados. As aulas tutoriais (37,5 horas) serão para esclarecimento de dúvidas.

Resultados de Aprendizagem

Abordar os principais aspetos envolvidos na conceção de edifícios mistos (aço‐betão) e de ligações metálicas e mistas. Transmitir os conhecimentos necessários para a análise e dimensionamento de estruturas de edifícios mistos e ligações metálicas e ligações mistas aço‐ betão, segundo a regulamentação europeia de projeto de estruturas, designadamente o Eurocódigo 3 e o Eurocódigo 4.   Pretende‐se o desenvolvimento de competências instrumentais (comunicação oral e escrita e capacidade para resolver problemas), pessoais (raciocínio crítico) e sistémicas (aplicar na prática os conhecimentos teóricos e desenvolvimento de autocrítica e autoavaliação), essenciais para a conceção, análise e dimensionamento de estruturas porticadas metálicas e mistas com 1 ou mais andares.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Análise global.

2. Ligação ao corte aço‐betão.

3. Dimensionamento de vigas mistas. Dimensionamento da secção transversal. Estados limite de utilização. Encurvadura lateral de vigas mistas.

4. Dimensionamento de lajes mistas.

5. Dimensionamento de pilares mistos. Dimensionamento da secção transversal. Dimensionamento de pilares em compressão. Dimensionamento de pilares em flexão composta.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

i) Faella, C., Piluso, V. and Rizzano, G., Structural steel semirigid connections: theory, design and software. CRC Press LLC, 2000.

ii) Owens, G.W. & Cheal, B.D., Structural steelwork connections, Butterworths, London, 1989.

iii) Simões da Silva, L. e Santiago, A., Manual de Ligações Metálicas, cmm – Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista, Coimbra, 2003.

iv) Jaspart, J.P. and Weynand, K.: Design of joints for steel and steel‐concrete stuctures, ECCS, Ernst & Sohn and Wiley, 2012.

v) Johnson R.P.: Composite structures of steel and concrete, 3rd edition, Blackwell Publishing, 2004.

vi) EN 1993‐1‐1: 2005. Design of Steel Structures. Part 1‐1: General Rules and rules for buildings.

vii) EN 1993‐1‐8: 2005. Design of Steel Structures. Part 1‐8: Design of joints.

viii) EN 1994‐1‐1: 2005. Design of Steel‐Concrete Composite Structures. Part 1‐1: General Rules and rules for buildings.