Storytelling: uma ferramenta eficaz na educação, comunicação de ciência e avaliação pedagógica

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02052127
Área Científica
Biologia e Bioquímica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
1.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Nesta formação, em regime b-learning, os conteúdos serão abordados recorrendo a metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Serão privilegiados os trabalhos em pequenos e grandes grupos, com momentos de reflexão e discussão restrita e alargada.
Presença obrigatória em 2/3 das horas de contacto da formação; classificado de acordo com as normas legais da formação contínua de professores e demais circulares do Conselho Científico da Formação Contínua de Professores e da DGAE sobre avaliação da formação contínua. A considerar: A classificação final é atribuída com base numa escala de 1 a 10 valores, onde: 9 a 10 = Excelente; 8 a 8,9 = Muito Bom; 7 a 7,9 = Bom; 5 a 6,9= Regular; Valores de 1 a 4,9 – Insuficiente.
Aplicação do que está determinado no Regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-Lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento de Acreditação e Creditação de Ações de Formação contínua".

Resultados de Aprendizagem

Objetivos: Informar, ensinar e conscientizar sobre a importância, conteúdo, atualização e aplicação do conhecimento em Ciência.
Comunicar eficientemente, sendo assertivo e claro.
Explorar novas formas de comunicação educativa e científica.
Contribuir para o desenvolvimento de competências de avaliação, especialmente na avaliação pedagógica, alinhadas com orientações legais.
Promover práticas colaborativas na construção de projetos de avaliação pedagógica em sala de aula.
Competências:
Desenvolver habilidades de comunicação com qualquer público.
Controlar a audiência para melhorar a comunicação.
Elaborar recursos educativos para apoiar projetos de avaliação pedagógica.
Facilitar a troca de materiais e experiências, esclarecer dúvidas e gerar ideias pedagógicas.
Reforçar práticas de avaliação formativa, rubricas, feedback e participação, critérios de avaliação e processos de coleta de informação.

Estágio(s)

Não

Programa

Parte 1(Presencial, 6 horas):Contextualização: Comunicação vs Educação; Metodologias: IBSE, CBL, Fundamentos de Narrativa e Storytelling;Enquadramento na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:Projetos de Autonomia e Flexibilidade Curricular em convergência com PASEO e Aprendizagens Essenciais;Três casos de estudo:Apresentação e Debate sobre Livros de Educação em Ciência para diferentes públicos;Parte 2(Presencial, 6 horas):Fundamentação, Diretrizes, Exemplo prático para produção e apresentação de projetos;Aplicação:Projetos individuais e/ou de grupo;Apresentação e defesa de projetos;2º módulo:Avaliação pedagógica e autoavaliação das aprendizagens(Online, 10 horas):Enquadramento curricular:Documentos base;Natureza e Fundamentos da Avaliação;Aprendizagens Essenciais, Descritores de Níveis de Desempenho e Standards; Feedback:Natureza e Utilização por alunos e professores.3º módulo:Apresentação e avaliação dos projetos e materiais desenvolvidos(Presencial, 5 horas).

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação contínua: 100.0%

Bibliografia

- Fradique, J., & Maia, R. (abril de 2020). A Flexibilidade Curricular no Ensino Secundário: um exemplo de projeto científico interdisciplinar. Ensino em Movimento (34), 28-31.
- Tavares, A.C. (2017). Metodologia IBSE no ensino-aprendizagem das Ciências da Natureza: casos de estudo em espaços exteriores à sala de aula. Edição on-line: http://www.eumed.net/libros/libro.php?id=1666. Málaga: Eumed - Universidade de Málaga. ISBN: 978-84-17211-27-1. Relatório de Pós-doutoramento, apresentado à Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade Católica do Porto, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano. Edição de autor, 2017, em papel: ISBN: 978-989-20-7654-6. Coimbra.
- Tavares, A.C. (2019). A Alga, o Índio e a Welwitschia: Storytelling como ferramenta de apoio ao Ensino e à Comunicação de Ciência. REMEA. Rev. Eletrónica Mestr. Educ. Ambient. Rio Grande. v. 36, n. 3. Seção especial: V Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa.