Distinção e evolução dos principais grupos vegetais: “A alga que queria ser flor”

Ano
1
Ano lectivo
2024-2025
Código
02052116
Área Científica
Biologia e Bioquímica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
1.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos serão abordados recorrendo a metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Serão privilegiados os trabalhos em pequenos e grandes grupos, com momentos de reflexão e discussão restrita e alargada.
Presença obrigatória em 2/3 das horas de contacto da formação; classificado de acordo com as normas legais da formação contínua de professores e demais circulares do Conselho Científico da Formação Contínua de Professores e da DGAE sobre avaliação da formação contínua. A classificação final é atribuída com base numa escala de 1 a 10 valores, onde: 9 a 10 = Excelente; 8 a 8,9 = Muito Bom; 7 a 7,9 = Bom; 5 a 6,9= Regular; Valores de 1 a 4,9 – Insuficiente.
Aplicação do Regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-Lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento de Acreditação e Creditação de Ações de Formação contínua".

Resultados de Aprendizagem

- Concretizar o propósito dos curricula escolares de Ciências e das aprendizagens essenciais e as
competências do PASEO.
- Concretizar o propósito da flexibilidade curricular.
- Concretizar uma formação original básica sobre Botânica.
- Concretizar um projeto a aplicar na Escola.
Competências Específicas:
- Despertar, informar, ensinar e levar o formando a tomar consciência da importância, conhecimento e
interpretação das plantas que nos rodeiam;
- Identificar e distinguir plantas pertencentes aos principais grupos vegetais;
- Entender e interpretar a evolução das plantas;
- Aplicar conhecimentos em casos de estudo, sobretudo em contexto natural, espaços verdes;
- Aplicar conhecimentos em diferentes abordagens escolares, níveis de escolaridade e necessidades e
aprendizagens essenciais.
- Desenvolver a motivação e a criatividade e educar para a sustentabilidade.

Estágio(s)

Não

Programa

1º Módulo (5horas)-Apresentação. Contextualização da ação de formação.- Abordagem e fundamentação dos tópicos e objetivos. -Metodologias de ensino aprendizagem: Inquire- based Science Education e Challengebased Learning.- Noções de sistemática e de Classificação dos Reinos.-Apresentação e caraterização detalhada do livro “A alga que queria ser flor”.- Identificação dos principais grupos vegetais e sua evolução.-Aplicação-como concretizar um projeto na Escola. 2º Módulo (5horas)-Aplicação de conhecimentos em projetos a desenvolver na Escola: Escolha do tema e desenho de projetos individuais. 3º Módulo (5 horas)-Desenvolver a aplicação de conhecimentos, interpretação e produção de conteúdos.- Evidenciar, de modo a fortalecer a aprendizagem, alicerçada na observação e experimentação, recorrendo a práticas didáticas, assentes em experiências reais de trabalho, relacionadas com o mundo atual. 4º Módulo (5 horas)-Apresentação do trabalho final | defesa de projetos. Avaliação do curso.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação contínua: 100.0%

Bibliografia

- Tavares, A.C. (2014). The Alga Who Wanted To Be a Flower – An outdoors IBSE Model on Plants Evolution. Booklet of the 11th International Conference on Hands-on Science. Costa MF, Dorrío BV, Pombo P (Eds.); 2014, 21-25 July; Fábrica Ciência Viva Science Centre, University of Aveiro, Portugal.
- Tavares, A.C. (2017). Metodologia IBSE no ensino-aprendizagem das ciências da natureza: casos de estudo em espaços exteriores à sala de aula. Relatório de Pós-doutoramento. Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade Católica do Porto. ISBN: 978-989-20-7654-6.
- Tavares, A.C., Silva, S. & Bettencourt, T. (2015). Advantages of Science Education Outdoors through IBSE Methodology, in Patrick Blessinger, John M. Carfora (ed.) Inquiry-Based Learning for Science, Technology, Engineering, and Math (Stem) Programs: A Conceptual and Practical Resource for Educators (Innovations in Higher Education Teaching and Learning, Volume 4) Emerald Group Publishing Limited, pp.151-169.