Literacia em Saúde e Comunicação Digital
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2023-2024
01021806
Serviço Social
Português
Presencial
Semestral
4.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A unidade curricular terá uma orientação essencialmente prática, de modo que os estudantes possam explorar e saber aplicar as ferramentas comunicacionais promotoras de maior literacia em saúde. Nesta ótica, as estratégias de simulação, a análise de projetos e de registos audiovisuais, bem como o acesso aos contextos de prática (em articulação com o Estágio I e II) e a construção de recursos de promoção da LS constituem-se como estratégias de ensino-aprendizagem a explorar. Em paralelo serão explorados, pelo docente, os grandes debates e conceitos associados à evolução das estratégias de promoção.
Resultados de Aprendizagem
A literacia em saúde (LS) constitui-se como um recurso fundamental para a melhoria do estado de saúde dos indivíduos e das populações, assim como uma oportunidade de transformação do ecossistema de saúde. A trajetória individual de saúde está profundamente ligada aos determinantes sociais de saúde e a LS representa uma oportunidade para limitar as barreiras sociais, culturais e económicas que condicionam o acesso às instituições de saúde e à adoção de comportamentos e estilos de vida saudável. Sob tais pressupostos, pretende-se na uc optativa de Literacia em Saúde e Comunicação Digital, desenvolver competências e estratégias comunicacionais e de informação para a implementação de ações de melhoria da literacia em saúde do cidadão; conhecer as soluções interativas e digitais que promovem a literacia em saúde e debater as estratégias existentes para o desenvolvimento da literacia em saúde em Portugal destinadas a populações com situações de vulnerabilidade social.
Estágio(s)
NãoPrograma
M1 – LS em Portugal e na Europa
1. Ev. do conc. LS e a integração de informação sobre o ecossistema das instituições de saúde
2. Mod. teóricos da LS e o seu impacte na transformação das pessoas, organizações e sociedade
3. A importância de comunicar bem para elevar os níveis de LS
M2 – Literacia em Saúde Mental (LSM): desconstruir estereótipos e combater o estigma
1. Ev. conceito de LSM e os determinantes multidimensionais
2. Estratégias de promoção da SM, de autocuidado e mecanismos de procura de ajuda prof.
3. Repercussões do estigma na criação de respostas sociais formais para apoiar os indivíduos e famílias
M3 – Contributos da tecnologia no acesso aos cuidados de saúde
1. Limites e potencialidades do acesso a informações para navegar no sistema de saúde português
M4 – LS para melhores resultados nos grupos com vulnerabilidades sociais
1. A LS para apoiar a vivência do envelhecimento e da velhice
2. A LS para as populações migrantes
3. A LS para pessoas com condições económicas.
Docente(s) responsável(eis)
Joana Carla Marques Vale Mendes Guerra
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 40.0%
Projecto: 60.0%
Bibliografia
Almeida, Cristina; Fragoeiro, Isabel (coord.)(2023). Manual de Literacia em Saúde. Princípiose Práticas. Pactor.
Loureiro, Isabel; Mranda, Natércia (2021) Promover a Saúde. Dos fundamentos à ação. Almedina
Georde, Francisco (coord.)(2023). Saúde Publica em Portugal. Do século XIX ao novo millennium até ao futuro. Almedina.
Chronaki C, Stegwee R, Moen A. (2017). In Search of a Digital Health Compass to Navigate the Health System. Studies in Health Technology and Informatics 245:30-34. PMID: 29295046
Garcia-Cuyàs F, de San Pedro M, Martínez Roldan J. (2015). La salud digital como motor de cambio hacia nuevos modelos asistenciales y de relación entre los pacientes y los profesionales de la salud. La disrupción de los procesos asistenciales [Digital health as a motor for change towards new healthcare models and the relationship between patients and healthcare professionals. Disruption of healthcare processes]. Med Clin (Barc). Nov;145 Suppl 1:38-42. doi: 10.1016/S0025-7753(1)30037-3