Literacia em Saúde e Comunicação Digital

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01021806
Área Científica
Serviço Social
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A unidade curricular terá uma orientação essencialmente prática, de modo que os estudantes possam explorar e saber aplicar as ferramentas comunicacionais promotoras de maior literacia em saúde. Nesta ótica, as estratégias de simulação, a análise de projetos e de registos audiovisuais, bem como o acesso aos contextos de prática (em articulação com o Estágio I e II) e a construção de recursos de promoção da LS constituem-se como estratégias de ensino-aprendizagem a explorar. Em paralelo serão explorados, pelo docente, os grandes debates e conceitos associados à evolução das estratégias de promoção.

Resultados de Aprendizagem

A literacia em saúde (LS) constitui-se como um recurso fundamental para a melhoria do estado de saúde dos indivíduos e das populações, assim como uma oportunidade de transformação do ecossistema de saúde. A trajetória individual de saúde está profundamente ligada aos determinantes sociais de saúde e a LS representa uma oportunidade para limitar as barreiras sociais, culturais e económicas que condicionam o acesso às instituições de saúde e à adoção de comportamentos e estilos de vida saudável. Sob tais pressupostos, pretende-se na uc optativa de Literacia em Saúde e Comunicação Digital, desenvolver competências e estratégias comunicacionais e de informação para a implementação de ações de melhoria da literacia em saúde do cidadão; conhecer as soluções interativas e digitais que promovem a literacia em saúde e debater as estratégias existentes para o desenvolvimento da literacia em saúde em Portugal destinadas a populações com situações de vulnerabilidade social.

Estágio(s)

Não

Programa

M1 – LS em Portugal e na Europa

1. Ev. do conc. LS e a integração de informação sobre o ecossistema das instituições de saúde

2. Mod. teóricos da LS e o seu impacte na transformação das pessoas, organizações e sociedade

3. A importância de comunicar bem para elevar os níveis de LS

M2 – Literacia em Saúde Mental (LSM): desconstruir estereótipos e combater o estigma

1. Ev. conceito de LSM e os determinantes multidimensionais

2. Estratégias de promoção da SM, de autocuidado e mecanismos de procura de ajuda prof.

3. Repercussões do estigma na criação de respostas sociais formais para apoiar os indivíduos e famílias

M3 – Contributos da tecnologia no acesso aos cuidados de saúde

1. Limites e potencialidades do acesso a informações para navegar no sistema de saúde português

M4 – LS para melhores resultados nos grupos com vulnerabilidades sociais

1. A LS para apoiar a vivência do envelhecimento e da velhice

2. A LS para as populações migrantes

3. A LS para pessoas com condições económicas.

Docente(s) responsável(eis)

Joana Carla Marques Vale Mendes Guerra

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 40.0%
Projecto: 60.0%

Bibliografia

Almeida, Cristina; Fragoeiro, Isabel (coord.)(2023). Manual de Literacia em Saúde. Princípiose Práticas. Pactor.

Loureiro, Isabel; Mranda, Natércia (2021) Promover a Saúde. Dos fundamentos à ação. Almedina

Georde, Francisco (coord.)(2023). Saúde Publica em Portugal. Do século XIX ao novo millennium até ao futuro. Almedina.

Chronaki C, Stegwee R, Moen A. (2017). In Search of a Digital Health Compass to Navigate the Health System. Studies in Health Technology and Informatics 245:30-34. PMID: 29295046

Garcia-Cuyàs F, de San Pedro M, Martínez Roldan J. (2015). La salud digital como motor de cambio hacia nuevos modelos asistenciales y de relación entre los pacientes y los profesionales de la salud. La disrupción de los procesos asistenciales [Digital health as a motor for change towards new healthcare models and the relationship between patients and healthcare professionals. Disruption of healthcare processes]. Med Clin (Barc). Nov;145 Suppl 1:38-42. doi: 10.1016/S0025-7753(1)30037-3