Diversidade Urbana e Descolonização da Memória

Ano
2
Ano lectivo
2023-2024
Código
02051360
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Este curso combinará Seminários, baseados na análise e discussão, por meios interactivos, dos principais temas para o estudo da cultura urbana, história urbana, património e memória, com abordagens de estudo de caso, lideradas por estudos de casos empíricos e exemplares orientados para a resolução de problemas sobre esses tópicos, nomeadamente incluindo soluções baseadas em investigação.

Resultados de Aprendizagem

Ao refletir sobre conflitos envolvendo colonialidades impressas no espaço urbano,os estudantes serão capazes de reconhecer políticas de silenciamento e de esquecimento da memória de lutas passadas e de grupos oprimidos,a fim de negociar e promover expressões urbanas de diversidade e dinâmicas descoloniais.O curso visa contribuir,de forma original e informada, para os debates sobre os passados e presentes (pós)imperiais e (pós) coloniais das sociedades urbanas, bem como sobre a(s)história(s) e a(s)memória(s) a elas associada(s)
Sobre o passado cimentado e explícito, mas também sobre o outro passado, aquele que tem sido obscurecido ou simplesmente negligenciado. Sobre o presente atualmente em construção, ou que requer reconstrução ou reforma urgente
Além disso, os estudantes poderão ganhar e/ou melhorar as suas competências de investig sobre análises do espaço urbano e da cultura urbana, integrando atividades de proj de investig sobre a diversidade urbana e a descolonização da memória.

Estágio(s)

Não

Programa

História (e forma) Urbana / Urban History and Shape
A segregação de várias naturezas - social, racial, religiosa - era endémica das realidades urbanas coloniais modernas. Como tal, era frequente ser um conceito fundamental na adaptação e construção de cidades para servir uma potência colonial, impondo clivagens violentas e humilhantes entre os seus agentes e os percebidos como colonizados. A retórica e as qualificações dos espaços públicos urbanos promoviam estas desigualdades, elogiando o colonizador como um "fazedor", e o colonizado como um "beneficiário". Tais processos da história urbana serão discutidos e comparados através de vários exemplos de assentamentos urbanos modernos, iniciais e tardios.
(Des)colonização e ambiente construído / Decolonization and the Built Environment
Estudos Críticos do Património / Critical Heritage Studies
A investigação crítica sobre o Património Cultural nos seus vários contextos é essencial para promover e alimentar a sua ....

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Trabalho de síntese: 35.0%
Trabalho de investigação: 35.0%

Bibliografia

Ascher, F. 2010. “A emergência da sociedade hipertexto”. In Novos Princípios do Urbanismo. São Paulo: Romano Guerra, 42-47.
Guardião, A., M. B. Jerónimo, e P. Peixoto. 2022. Colonial Echoes. Histories, Heritages and Memories. Lisboa: Tinta da China.
Guggenheim, M., e O. Söderström. 2020. “Mobility and the Transformation of Built Form.” In idem (Eds.) Re-Shaping the City. How mobility
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Harrison, R. 2012. “Introduction: ‘Heritage everywhere’.” In Heritage Critical Approaches, 1-17. Londres: Routledge.
Kostof, S. 1991. The city shaped: urban patterns and meanings through history. Londres: Thames and Hudson.
Mignolo, W. 2011. “Epistemic Disobedience and the Decolonial Option: A Manifesto.” Transmodernity: Journal of Peripheral Cultural
Production of the LusoHispanic World 1, 2.
Silverman, H. 2011. Contested Cultural Heritage: Religion, Nationalism, Erasure and Exclusion in a Global World. New York: Springer.