Métodos Digitais para a Investigação Social e de Marketing

Ano
1
Ano lectivo
2024-2025
Código
02050823
Área Científica
Cultura e Literatura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As aulas decorrerão em regime presencial. Componente expositiva, bem como análise e discussão de textos e materiais previamente disponibilizados, alguns dos quais serão apresentados pelos/as alunos/as.

Resultados de Aprendizagem

A/O estudante deverá ter/conseguir:
a. Adquirir conhecimentos como base para a originalidade no desenvolvimento e/ou aplicação de ideias no contexto da investigação em literaturas, culturas e sociedades europeias modernas.
b. Aplicar conhecimentos e competências de resolução de problemas em contextos multidisciplinares relacionados com as literaturas, culturas e sociedades europeias modernas.
c. Localizar fontes bibliográficas especializadas sobre literaturas, culturas e sociedades europeias modernas, bem como tratar coleções documentais online e offline aplicando tecnologias de informação.
d. Conhecer diferentes metodologias para a interpretação de textos sobre a literatura, cultura e sociedades europeias modernas.
e. Conhecimentos das diferentes situações de contacto entre as literaturas, culturas e sociedades europeias modernas.
f. Incorporar o estudo das culturas patrimoniais na investigação comparativa das literaturas, culturas e sociedades europeias.

Estágio(s)

Não

Programa

O curso fornece as ferramentas básicas para a concepção de projectos de investigação social que fazem uso extensivo, seguindo uma perspectiva integradora, de todas as ferramentas típicas dos métodos de investigação baseados na utilização de tecnologias digitais. Em particular, será dada atenção à concepção cuidadosa da questão cognitiva e à sua transformação em escolhas de investigação técnica, tanto no caso da investigação básica como no caso da investigação aplicada ou de mercado.

Métodos de Avaliação

Avaliação
O regime de avaliação assenta nos critérios da Universidade de Pavia: 100.0%

Bibliografia

NA