Diplomacia Pública na Era Digital

Ano
2
Ano lectivo
2024-2025
Código
02050586
Área Científica
Cultura e Literatura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As aulas decorrerão em regime presencial. Componente expositiva, bem como análise e discussão de textos e materiais previamente disponibilizados, alguns dos quais serão apresentados pelos/as alunos/as.

Resultados de Aprendizagem

A/O estudante deverá ter/conseguir: a. Adquirir conhecimentos como base para a originalidade no desenvolvimento e/ou aplicação de ideias no contexto da investigação em literaturas, culturas e sociedades europeias modernas. b. Aplicar conhecimentos e competências de resolução de problemas em contextos multidisciplinares relacionados com as literaturas, culturas e sociedades europeias modernas. c. Localizar fontes bibliográficas especializadas sobre literaturas, culturas e sociedades europeias modernas, bem como tratar coleções documentais online e offline aplicando tecnologias de informação. d. Conhecer diferentes metodologias para a interpretação de textos sobre a literatura, cultura e sociedades europeias modernas. e. Conhecimentos das diferentes situações de contacto entre as literaturas, culturas e sociedades europeias modernas. f. Incorporar o estudo das culturas patrimoniais na investigação comparativa das literaturas, culturas e sociedades europeias.

Estágio(s)

Não

Programa

A unidade curricular permitirá aos alunos compreender o significado da diplomacia pública e a relação entre diplomacia e mudança tecnológica; criar ligações significativas entre as formas tradicionais de diplomacia pré-digital e a atual digitalização das práticas diplomáticas; avaliar se a diplomacia digital está a introduzir conhecimentos originais e críticos sobre as condições que permitem a digitalização para informar a política externa. O estudo de ferramentas digitais relevantes e a análise de plataformas que estão atualmente a ser utilizadas pelas embaixadas e ministérios dos negócios estrangeiros no seu trabalho, permite aos estudantes observar e refletir - no seu trabalho - sobre exemplos concretos da atual transformação para a diplomacia digital.

Métodos de Avaliação

Avaliação
O regime de avaliação assenta nos critérios da Universidade de Poitiers: 100.0%

Bibliografia

NA