Diálogo Transatlântico na Cultura Popular e Shakespeare no Ecrã: Tradução Transcultural e Distorção
2
2024-2025
02050575
Cultura e Literatura
Português
Presencial
Semestral
10.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
As aulas decorrerão em regime presencial. Componente expositiva, bem como análise e discussão de textos e materiais previamente disponibilizados, alguns dos quais serão apresentados pelos/as alunos/as.
Resultados de Aprendizagem
A/O estudante deverá ter/conseguir:
a. Adquirir conhecimentos como base para a originalidade no desenvolvimento e/ou aplicação de ideias no contexto da investigação em literaturas, culturas e sociedades europeias modernas.
b. Aplicar conhecimentos e competências de resolução de problemas em contextos multidisciplinares relacionados com as literaturas, culturas e sociedades europeias modernas.
c. Localizar fontes bibliográficas especializadas sobre literaturas, culturas e sociedades europeias modernas, bem como tratar coleções documentais online e offline aplicando tecnologias de informação.
d. Conhecer diferentes metodologias para a interpretação de textos sobre a literatura, cultura e sociedades europeias modernas.
e. Conhecimentos das diferentes situações de contacto entre as literaturas, culturas e sociedades europeias modernas.
f. Incorporar o estudo das culturas patrimoniais na investigação comparativa das literaturas, culturas e sociedades europeias.
Estágio(s)
NãoPrograma
Cenas chave da tragédia (a aparição assombrosa do fantasma do pai de Hamlet; o encontro entre Hamlet e Ofélia orquestrado por Polonius que escutava; a 'ratoeira' para apanhar a consciência do assassino; o confronto entre Hamlet e a sua mãe 'cobiçosa'; a loucura e afogamento de Ofélia; a cena dos coveiros; a última luta de espadas entre Hamlet e Laertes) nos filmes de Laurence Olivier (1948), Grigori Kosintsev (1964), Franco Zeffirelli (1990), Kenneth Branagh (1996) e Michael Almereyda (2000), este seminário convidará a uma abordagem comparativa, na qual tanto os interesses sociopolíticos como as escolhas estéticas são tidos em conta, de modo a analisar noções intemporais tais como pavor, fratricídio, regicídio, vingança, inteligência, repúdio, ação, sacrifício e loucura, e ver como os realizadores adaptam uma peça que remonta a 1600 ao seu próprio contexto cultural e tempo, enquanto ainda transmitem as suas ideias intemporais sobre a natureza humana.
Métodos de Avaliação
Avaliação
O regime de avaliação assenta nos critérios da Universidade de Poitiers: 100.0%
Bibliografia
NA