Corpus Linguística e Tecnologia da Linguagem

Ano
2
Ano lectivo
2024-2025
Código
02050503
Área Científica
Língua/Linguística/Cultura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As aulas decorrerão em regime presencial. Componente expositiva, bem como análise e discussão de textos e materiais previamente disponibilizados, alguns dos quais serão apresentados pelos/as alunos/as.

Resultados de Aprendizagem

A/O estudante deverá ter/conseguir:
a. Adquirir conhecimentos que permitam produzir e desenvolver ideias originais em contexto de investigação linguística na e sobre a Europa;
b. Desenvolver capacidades de resolução de problemas dentro de contextos multidisciplinares relacionados com visões linguísticas da Europa;
c. Localizar e gerir fontes bibliográficas e arquivísticas no âmbito dos estudos linguísticos e suas correspondentes tecnologias.
d. Desenvolver métodos de análise e investigação para interpretação crítica de processos e corpora linguísticos;
e. Conhecimento avançado dos diferentes métodos de análise que permitem a interpretação de textos linguísticos e literários.
f. Conhecimentos teóricos e práticos avançados das diferentes situações de contacto entre as línguas europeias.
g. Conhecimentos teóricos e práticos que permitam incorporar o estudo das línguas e culturas do património na investigação comparativa de línguas europeias.

Estágio(s)

Não

Programa

Noções básicas de métodos e teorias de linguística de corpus, ferramentas de NPL.

Métodos de Avaliação

Avaliação
O regime de avaliação assenta nos critérios da Universidade de Turku: 100.0%

Bibliografia

Designação original: Corpus Linguistics and Language Technology.
Esta unidade curricular é da responsabilidade da Universidade Parceira. Assim, as metodologias de ensino, bem como os regimes de avaliação e a bibliografia de consulta são da responsabilidade dessa universidade. Devido à dificuldade em obter fichas de unidade curricular de todas as instituições parceiras de modo uniforme, são aqui apresentadas visões gerais de cada disciplina em termos relativos à área científica correspondente.
Por uma questão de organização no preenchimento deste formulário, e devido às dificuldades sentidas na inserção de fichas curriculares de docentes estrangeiros, o docente responsável associado é o Coordenador do mestrado nessa universidade.