Análise de Produtos Culturais I

Ano
1
Ano lectivo
2024-2025
Código
02050394
Área Científica
Cultura e Literatura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As aulas decorrerão em regime presencial. Componente expositiva, bem como análise e discussão de textos e materiais previamente disponibilizados, alguns dos quais serão apresentados pelos/as alunos/as.

Resultados de Aprendizagem

A/O estudante deverá ter/conseguir:
a. Adquirir conhecimentos como base para a originalidade no desenvolvimento e/ou aplicação de ideias no contexto da investigação em literaturas, culturas e sociedades europeias modernas.
b. Aplicar conhecimentos e competências de resolução de problemas em contextos multidisciplinares relacionados com as literaturas, culturas e sociedades europeias modernas.
c. Localizar fontes bibliográficas especializadas sobre literaturas, culturas e sociedades europeias modernas, bem como tratar coleções documentais online e offline aplicando tecnologias de informação.
d. Conhecer diferentes metodologias para a interpretação de textos sobre a literatura, cultura e sociedades europeias modernas.
e. Conhecimentos das diferentes situações de contacto entre as literaturas, culturas e sociedades europeias modernas.
f. Incorporar o estudo das culturas patrimoniais na investigação comparativa das literaturas, culturas e sociedades europeias.

Estágio(s)

Não

Programa

Sete temas amplos são discutidos no curso: 1) Normas, tabus, transgressões, censura; bienséance e vraisemblance; politicamente correto e auto-censura. 2) Realismo, efeito da realidade, imaginários; notícias falsas, verificação de factos. 3) Semiótica, tipos de sinais, motivados/arbitrários; canais e meios semióticos (características, complementaridade, interações). 4) Percursos de leitura e interpretação; meio semiótico como parte do significado (reflexividade); o meio (McLuhan). 5) Metanarrativas; estrutura narrativa e modelo actantil; mitos (Barthes); tendências e popularidade; meios sociais, hashtag, fenómenos virais, etc. 6) Perspetiva, ponto de vista; observador, recepor, utilizador; subjetividade/objetividade; novos meios de comunicação social vs. meios tradicionais. 7) Intertextualidade, mise en abyme (reflexividade), dispositivos estilísticos (metonímia, metáforas, etc.); novos e tradicionais meios de comunicação no mundo francófono.

Métodos de Avaliação

Avaliação
O regime de avaliação assenta nos critérios da Universidade de Turku: 100.0%

Bibliografia

NA