A Linguagem da Cooperação

Ano
1
Ano lectivo
2024-2025
Código
02050345
Área Científica
Cultura e Literatura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As aulas decorrerão em regime presencial. Componente expositiva, bem como análise e discussão de textos e materiais previamente disponibilizados, alguns dos quais serão apresentados pelos/as alunos/as.

Resultados de Aprendizagem

A/O estudante deverá ter/conseguir:
a. Adquirir conhecimentos como base para a originalidade no desenvolvimento e/ou aplicação de ideias no contexto da investigação em literaturas, culturas e sociedades europeias modernas.
b. Aplicar conhecimentos e competências de resolução de problemas em contextos multidisciplinares relacionados com as literaturas, culturas e sociedades europeias modernas.
c. Localizar fontes bibliográficas especializadas sobre literaturas, culturas e sociedades europeias modernas, bem como tratar coleções documentais online e offline aplicando tecnologias de informação.
d. Conhecer diferentes metodologias para a interpretação de textos sobre a literatura, cultura e sociedades europeias modernas.
e. Conhecimentos das diferentes situações de contacto entre as literaturas, culturas e sociedades europeias modernas.
f. Incorporar o estudo das culturas patrimoniais na investigação comparativa das literaturas, culturas e sociedades europeias.

Estágio(s)

Não

Programa

Historicamente, os períodos de crise evidenciam uma contradição subjacente entre a tentação e a prática do encerramento (mendigo - vizinho), por um lado, e, por outro, a consciência de que a escala dos pesados desafios exigiria, em vez disso, abertura, colaboração, planeamento. Entre a tentação da dura concorrência e a necessidade de cooperação entre povos, países e culturas, "cooperação", na sua essência, significa a extensão da lógica não mercantil a um espaço potencialmente cada vez mais vasto.
Escusado será dizer que alcançar tal resultado é difícil, requer muito tempo, esforço e consciência. Numa palavra, requer cultura. A contribuição que esta disciplina oferece é precisamente esta: fornecer algumas ideias para reflexão, através da análise das "palavras de cooperação", sobre os muitos casos em que, na história e no presente, uma mistura diferente de cooperação e competição mudou ou poderia ter mudado o curso dos acontecimentos.

Métodos de Avaliação

Avaliação
O regime de avaliação assenta nos critérios da Universidade de Pavia: 100.0%

Bibliografia

NA