Física dos Sistemas Farmacêuticos

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02050218
Área Científica
Ciências Farmacêuticas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Saberes afins (Química -Física, Tecnologia Farmacêutica, Métodos Instrumentais de Análise,  Biofarmácia e Farmacocinética); competências genéricas (análise e síntese, gestão de informação, resolução de problemas, raciocínio crítico, aprendizagem autónoma, aplicação de conhecimentos teóricos na resolução de problemas práticos e capacidade para investigar em grupo); competências específicas (conhecer os mecanismos físico-químicos e cinéticos presentes na libertação de fármacos a partir de formas farmacêuticas e compreender as variáveis tecnológicas que permitam modular a libertação de fármacos; química do estado sólido-polimorfismo e sistamas binários e ternários). Como competência linguística o domínio da língua portuguesa e inglesa com vista ao cumprimento dos objetivos definidos pela unidade curricular. 

Métodos de Ensino

Aulas teóricas

Método expositivo por slides e vídeos

Interpretação e discussão dos casos práticos em modo interactivo

Avaliação: Exame (100% da nota final)

Resultados de Aprendizagem

Conhecer o ciclo de compressão e controlo do mesmo em equipamentos para produção de formas sólidas (comprimidos); conhecer a cristalização como operação unitária e o polimorfismo; sistemas multicomponente e sistemas dispersos; diagramas de fase sólido-líquido.

• Compreender as condições experimentais para gerar polimorfos e co-cristais. Identificar e caracterizar os polimorfos e os co-cristais recorrendo a métodos Instrumentais de análise.

• Identificar sistemas coloidais e sua composição como vetores de medicamentos.

• Construir diagramas de fase sólido-líquido a partir de dados experimentais e mostar o contibuto destes para a carterização do sistema.

• Simular as curvas teóricas na construção dos diagramas de fase.

• Aplicar os conceitos teóricos à resolução de casos práticos, recorrendo à integração dos saberes de unidades curriculares afins (Química-Física, Métodos Instrumentais de Análise e Tecnologia Farmacêutica)

Estágio(s)

Não

Programa

1. Física da Compressão (compactação: compressão e consolidação; factores que condicionam a compactação: tamanho de partícula, porosidade, presença de aglutinantes, comportamento elástico, plástico ou ruptil e força de compressão; transdutores e tipos; ciclos de compressão força/tempo; medição da força e registo; índice de plasticidade; Variação da porosidade; equação de Heckel).

2. Cristalização e Polimorfismo (Nucleação e crecimento cristalino; polimorfismo: sistemas monotrópicos e enantiotrópicos; métodos de estudo do polimorfismo; exemplos de ativos que mostram a propriedade de polimorfismo).

3. Estudo de formas sólidas multicomponente (co-cristais: introduçaõ, desenho e síntese de co-cristais, métodos de preparação de co-cristais, identificação e caracterização de co-cristais e Impacto de co-cristais na Indústria Farmacêutica).

4. Sistemas Dispersos (classificação, dispersão coloidal, estabilidade, exemplos de sist. coloidais).

5. Contribuição dos diagramas de fase sólido-líquido

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

1. Vila Jato José Luis; Tecnología farmacéutica. ISBN: 84-7738-539-4

 2. Gerbino Philip; Remington: the science and practice of pharmacy. ISBN: 0-7817-4673-6

 3. Amidon, Gregory E; Akseli, Ilgaz; Goldfarb, David;He, Xiaorong; Sun, Changquan C Proposed New USPGeneral Information Chapter “Tablet Compression Characterization <1062>,” Pharmacopeial Forum 40(4). (2014).

 4. Hsien-Hsin Tung, Edward L. Paul, Michael Midler, James A. McCauley, Crystallization of Organic Compounds: An Industrial Perspective, john Wiley & Sons, Inc, Hoboken, New Jersey, USA. (2009).

 5. Joel Bernstein, Polymorphism in Molecular Crystals, Clarendon Press, Oxford, New York. (2010).

 6. Mouritsen, O. G. Life - As a matter of Fat. The emerging science of lipidomics; Springer Verlag: Berlin .( 2005).

 7. Edward R.T. Tiekink and Julio-Z.-S. (eds.) Multi-component Crystals: Synthesis, Concepts, Function, De gruyter, Berlin, Germany. (2018).