Processos pedagógicos multinível em Educação Física

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02050192
Área Científica
Formação de professores e formadores de áreas tecnológicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A metodologia de trabalho a desenvolver, baseia-se numa perspetiva integradora do conhecimento existente e do resultado da reflexão individual e coletiva a partir da prática profissional, incluindo sessões presenciais e online e uma componente de prática associada. A componente presencial do curso envolve a promoção de ambientes colaborativos de reflexão e produção de soluções pedagógicas multinível, diretamente orientadas para a sua implementação em contextos de prática real e daqui para a melhoria da Educação Física escolar. A prática autónoma permite aos docentes de EF a experimentação de soluções e a mobilização dos seus resultados em sessões de trabalho cooperativo online.

Resultados de Aprendizagem

Ao concluir o curso, o docente deverá ser capaz de: i) desenvolver colaborativamente a reflexão em torno dos desafios colocados pela heterogeneidade do público escolar; ii) analisar e criticar as tradicionais formas de conceber o ensino e avaliar aprendizagens; iii) conceber e desenvolver procedimentos inerentes ao planeamento para um ensino diferenciado; iv) desenvolver estratégias de ensino e de avaliação consonantes à heterogeneidade dos alunos, a partir da análise crítica de procedimentos de avaliação diferenciada de aprendizagens; v) desenvolver estratégias de avaliação atinentes à heterogeneidade dos alunos, direcionadas para a construção de itinerários de ensino, para regulação de processos e verificação de produtos.

Estágio(s)

Não

Programa

A inclusão e a atual definição de um ensino universal e obrigatório;
A heterogeneidade e os diferentes ritmos e modos de aprendizagem;
Educação Física como componente do desenvolvimento humano
Educação Física como contexto de diferentes possibilidades de desenvolvimento e de aprendizagem;
O ensino tradicional da Educação Física, e recentes formas de estruturação do ensino e da aprendizagem;
O planeamento e avaliação como oportunidades, e como dimensões de ensino inclusivo;
Medidas didáticas de concretização de uma aprendizagem diferenciada – avaliação formativa inicial, definição de objetivos, de conteúdos, de situações de aprendizagem, de análise formativa de resultados.

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação será contínua e final, observando-se a assiduidade e o desempenho dos formandos nas sessões presenciais. Será apreciada a qualidade (fundamentação, pertinência e a adequabilidade) dos materiais produzidos; também, a criatividade e a organização do portefólio.: 100.0%

Bibliografia

Doubet, K., & Hockett, J.(2015). Differentiation in middle and high school: Strategies to engage all learners. Alexandria, VA: ASCD.Eikeland, I. & Ohna, S. (2022) Differentiation in education: a configurative review, Nordic Journal of Studies in Educational Policy, DOI: 10.1080/20020317.2022.2039351.Heacox, D.(2006).Diferenciação Curricular na Sala de Aula. Porto: Porto Editora.Jarvis, J., Pill, S. & Noble, A.(2017)Differentiated Pedagogy to Address Learner Diversity in Secondary Physical Education, Journal of Physical Education,Recreation & Dance, 88:8, 46-54.Perrenoud, Ph.(2001). A Pedagogia na Escola das Diferenças-Fragmentos de uma sociologia do fracasso. Porto Alegre: Artmed.Solmon, M. A.(2018).Reconceptualizing physical education curricula to meet the needs of all students. Kinesiology Review, 7(3), 233-239. https://doi.org/10.1123/kr.2018-0020 Tomlinson, C. A. 2008). Diferenciação Pedagógica e diversidade. Porto: Porto Editora.Whipp, P., Taggart, A., & Jackson, B. (2014.)