Seminário de Projeto
1
2023-2024
02050108
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Competências e conhecimentos básicos nas áreas científicas da Metodologia da Investigação Científica e da Planificação e Avaliação de Projetos
Métodos de Ensino
A unidade curricular engloba diferentes metodologias de ensino e aprendizagem, designadamente: sessões de breve exposição teórica, análise de artigos científicos e debate em torno de metodologias e resultados de projetos de investigação e intervenção social; apoio tutorial para elaboração e apresentação de propostas de projetos de investigação e intervenção socioeducativa.
Resultados de Aprendizagem
As atividades desenvolvidas contribuem para a consolidação de conhecimentos e competências tornando-se os mestrandos mais capazes de conceber, planear e avaliar projetos de intervenção socioeducativa e conceber e planificar atividades de investigação social e educacional.
A Unidade Curricular Seminário de Projeto visa os seguintes objetivos:
- Compreender o estado da arte da Investigação e Intervenção em Educação Social, enquadrada na epistemologia, metodologia e prática de pesquisa em Ciências Sociais;
- Analisar as opções metodológicas adequadas à construção de projetos de intervenção e investigação a desenvolver no segundo ano de mestrado;
- Aplicar as competências analítico-reflexivas e operativas, exigidas aos processos de investigação e intervenção socioeducativa, na elaboração de um projeto de tese ou estágio.
Estágio(s)
NãoPrograma
Modulo I – Educação Social: Metodologias de Investigação e Intervenção.
Módulo II – Análise de projetos de investigação e intervenção social.
Módulo III – Planeamento, supervisão e avaliação de projetos de intervenção socioeducativa.
Módulo IV - Planeamento de projetos investigação socioeducativa.
Docente(s) responsável(eis)
Carlos Manuel Folgado Barreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 100.0%
Bibliografia
Barbosa, E. & Moura, D. (2013). Proyectos educativos y sociales: Planificación, Gestión, seguimiento y evaluatión.Madrid: Nercea Ediciones.
Barreira, C. (2018). Duas abordagens diferentes nos propósitos mas complementares na avaliação dos processos formativos. Revista Dirigir & Formar (IEFP), 20, 12-17.
Caffarella, R., & Daffron, S. (2013). Planning programs for adult learners: A practical guide (3rd ed.). San Francisco: Jossey-Bass.
Capucha, L. (2008). Planeamento e avaliação de projectos: Guião prático. Lisboa: Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
Perez Serrano, G. (2008). Elaboração de projectos sociais: Casos práticos. Porto: Porto Editora.
Varela, S. M. (2012). La formación práctica en intervención socioeducativa. Madrid: Sanz y Torres.
Salgueiro, A.; Tomás, C.; Costa, J.; Pinheiro, M.R.; Leote, M.J. (2018). À
Conversa sobre Supervisão. In Pensar o Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens, 121-139. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.