Seminário de Projeto

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02050108
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Competências e conhecimentos básicos nas áreas científicas da Metodologia da Investigação Científica e da Planificação e Avaliação de Projetos

Métodos de Ensino

A unidade curricular  engloba diferentes metodologias de ensino e aprendizagem, designadamente: sessões de breve exposição teórica, análise de artigos científicos e debate em torno de metodologias e resultados de projetos de investigação e intervenção social; apoio tutorial para elaboração e apresentação de propostas  de projetos de investigação e intervenção socioeducativa.  

Resultados de Aprendizagem

As atividades desenvolvidas contribuem para a consolidação de conhecimentos e competências tornando-se os mestrandos mais capazes de conceber, planear e avaliar projetos de intervenção socioeducativa e conceber e planificar atividades de investigação social e educacional.

A Unidade Curricular Seminário de Projeto visa os seguintes objetivos:

- Compreender o estado da arte da Investigação e Intervenção em Educação Social, enquadrada na epistemologia, metodologia e prática de pesquisa em Ciências Sociais;

- Analisar as opções metodológicas adequadas à construção de projetos de intervenção e investigação a desenvolver no segundo ano de mestrado;

- Aplicar as competências analítico-reflexivas e operativas, exigidas aos processos de investigação e intervenção socioeducativa, na elaboração de um projeto de tese ou estágio.       

Estágio(s)

Não

Programa

Modulo I –  Educação Social: Metodologias de Investigação e Intervenção.

Módulo II – Análise de projetos de investigação e intervenção social.

Módulo III – Planeamento, supervisão e avaliação de projetos de intervenção socioeducativa.

Módulo IV - Planeamento de projetos investigação socioeducativa.

Docente(s) responsável(eis)

Carlos Manuel Folgado Barreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 100.0%

Bibliografia

Barbosa, E. & Moura, D. (2013). Proyectos educativos y sociales: Planificación, Gestión, seguimiento y evaluatión.Madrid: Nercea Ediciones.

Barreira, C. (2018). Duas abordagens diferentes nos propósitos mas complementares na avaliação dos processos formativos. Revista Dirigir & Formar (IEFP), 20, 12-17.

Caffarella, R., & Daffron, S. (2013). Planning programs for adult learners: A practical guide (3rd ed.). San Francisco: Jossey-Bass.

Capucha, L. (2008). Planeamento e avaliação de projectos: Guião prático. Lisboa: Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.

Perez Serrano, G. (2008). Elaboração de projectos sociais: Casos práticos. Porto: Porto Editora.

Varela, S. M. (2012). La formación práctica en intervención socioeducativa. Madrid: Sanz y Torres.

Salgueiro, A.; Tomás, C.; Costa, J.; Pinheiro, M.R.; Leote, M.J. (2018). À

Conversa sobre Supervisão. In Pensar o Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens, 121-139. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.