Projeto em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais
2
2023-2024
02050091
Ciências da Educação
Português
Presencial
50.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Unidades Curriculares do 1º ano do curso, especificamente a de Metodologias de Investigação Científica e Seminário de Projeto.
Métodos de Ensino
Esta UC funciona em regime de acompanhamento tutorial por parte do docente orientador do projeto, em colaboração estreita com todos os docentes do curso, através do Seminário de Orientação e Acompanhamento de Projeto. O aluno poderá terá ainda ter um orientador na instituição de realização do projeto: o orientador cooperante.
Resultados de Aprendizagem
O 2.º ano do Mestrado pode ser realizado através de uma das seguintes modalidades de formação: estágio de natureza profissional; trabalho de projeto de intervenção profissional e dissertação de natureza científica.
O trabalho de projeto é adequado a profissionais em exercício e realiza-se em articulação com o ambiente organizacional onde exercem funções. Embora individual, o projeto desenvolvido pode integrar um outro, coletivo e mais abrangente desde que seja possível isolar o contributo individual do aluno.
Pretende-se desenvolvem competências específicas de conceção, implementação, gestão e avaliação de projetos, assim como de investigação e de escrita de relatórios de atividades de intervenção, o que é feito através da orientação tutorial do Seminário de Orientação e Acompanhamento de Projeto.
Estágio(s)
NãoPrograma
1) O papel dos orientadores de projeto – na universidade e nos local de trabalho (orientadores cooperantes)
2) As etapas da elaboração de um projeto
3) A elaboração do Relatório de Projeto.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura Pinheiro
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação do relatório de projeto é a que está prevista no regulamento do mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais|: 100.0%
Bibliografia
Bibliografia específica do conteúdo temático do projeto.