Dinâmicas Locais e Desenvolvimento Social
1
2023-2024
02050080
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Exposições, debates, trabalhos de campo e apresentações de trabalhos práticos
Resultados de Aprendizagem
1.Analisar, criticamente, os modelos educativos de intervenção comunitária e desenvolvimento local;
2.Elaborar diagnósticos circunstanciados, identificadores de exclusão ou potencial exclusão, identificando respostas educativas promotoras de desenvolvimento integrado e sustentável, a nível dos territórios e das respetivas comunidades;
3. Implementar estratégias e iniciativas de suporte à realização de projetos educativos inovadores, promotores de transformações pessoais e comunitárias;
4. Planificar, desenvolver e avaliar projetos locais, promotores de desenvolvimento local;
5. Identificar, avaliar e mobilizar recursos sociocomunitários e organizacionais visando a construção progressiva de comunidades educadoras;
6. Analisar, criticamente, documentos e normativos legais que suportam a geração e implementação de iniciativas neste âmbito, desenvolvendo estratégias de base local e comunitária para o seu aperfeiçoamento
Estágio(s)
NãoPrograma
I - A pertinência do pensar a intervenção local na sociedade atual.
II – O local diante do nacional e do global.
III – Educação como emanação social e condição humana.
IV – Desenvolvimento sustentável e coesão social.
V - A territorialização das políticas sociais, culturais e educativas.
VI - Caraterísticas diferenciadoras dos projetos de desenvolvimento social.
VII - Dimensões da inclusão/exclusão e estratégias de intervenção educativa, aos níveis local e comunitário.
VIII - Os recursos sociocomunitários e a promoção de redes (in)formais de promoção contínua de equidade e democracia participativa.
IX - Modelos de compreensão das dinâmicas educativas e culturais locais e a promoção do desenvolvimento social.
X – Tipologia e lógicas de organização e de intervenção associativa.
Docente(s) responsável(eis)
António Gomes Alves Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 50.0%
Projecto: 50.0%
Documentos
Ficha Unidade Curricular - 2023/2024 (Word)
Bibliografia
Alcoforado, L., Cordeiro, A. R., & Ferreira, A. G. (2014). Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimento sustentável. In A. M. Cordeiro, L. Alcoforado, & A. G. Ferreira (Eds.), Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimento sustentável (pp. 7-14). Coimbra: Departamento de Geografia, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Castells, M. (2002), A sociedade em rede. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Elfert, M. (2019). Lifelong learning in Sustainable Development Goal 4: What does it mean for UNESCO’s rights-based approach to adult learning and education?. International Review of Education, 65, 537–556.
Franco, R. C. (2015), Diagnóstico das ONG em Portugal. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Murray, R. et al. (2010), The open book of social innovation. London: The Young Foundation
Ramírez, L. N. R. (2020). Tendencias de la innovación educativa en los contextos sociales. Análisis del mapeo de literatura. Revista Educación, 44(1), 1-18.