Dinâmicas Locais e Desenvolvimento Social

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02050080
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Exposições, debates, trabalhos de campo e apresentações de trabalhos práticos

Resultados de Aprendizagem

1.Analisar, criticamente, os modelos educativos de intervenção comunitária e desenvolvimento local;

2.Elaborar diagnósticos circunstanciados, identificadores de exclusão ou potencial exclusão, identificando respostas educativas promotoras de desenvolvimento integrado e sustentável, a nível dos territórios e das respetivas comunidades;

3.  Implementar estratégias e iniciativas de suporte à realização de projetos educativos inovadores, promotores de transformações pessoais e comunitárias;

4. Planificar, desenvolver e avaliar projetos locais, promotores de desenvolvimento local;

5. Identificar, avaliar e mobilizar recursos sociocomunitários e organizacionais visando a construção progressiva de comunidades educadoras;

6. Analisar, criticamente, documentos e normativos legais que suportam a geração e implementação de iniciativas neste âmbito, desenvolvendo estratégias de base local e comunitária para o seu aperfeiçoamento

Estágio(s)

Não

Programa

I - A pertinência do pensar a intervenção local na sociedade atual.

II – O local diante do nacional e do global.

III – Educação como emanação social e condição humana.

IV – Desenvolvimento sustentável e coesão social.

V - A territorialização das políticas sociais, culturais e educativas.

VI - Caraterísticas diferenciadoras dos projetos de desenvolvimento social.

VII - Dimensões da inclusão/exclusão e estratégias de intervenção educativa, aos níveis local e comunitário.

VIII - Os recursos sociocomunitários e a promoção de redes (in)formais de promoção contínua de equidade e democracia participativa.

IX - Modelos de compreensão das dinâmicas educativas e culturais locais e a promoção do desenvolvimento social.

X – Tipologia e lógicas de organização e de intervenção associativa.

Docente(s) responsável(eis)

António Gomes Alves Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 50.0%
Projecto: 50.0%

Documentos

Ficha Unidade Curricular - 2023/2024 (Word)

Bibliografia

Alcoforado, L., Cordeiro, A. R., & Ferreira, A. G. (2014). Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimento sustentável.  In A. M. Cordeiro, L. Alcoforado, & A. G. Ferreira (Eds.), Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimento sustentável (pp. 7-14). Coimbra: Departamento de Geografia, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Castells, M. (2002), A sociedade em rede. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Elfert, M. (2019). Lifelong learning in Sustainable Development Goal 4: What does it mean for UNESCO’s rights-based approach to adult learning and education?. International Review of Education, 65, 537–556.

Franco, R. C. (2015), Diagnóstico das ONG em Portugal. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Murray, R. et al. (2010), The open book of social innovation. London: The Young Foundation

Ramírez, L. N. R. (2020). Tendencias de la innovación educativa en los contextos sociales. Análisis del mapeo de literatura. Revista Educación, 44(1), 1-18.