Seminário de Acompanhamento e Orientação de Projeto em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais
2
2023-2024
02050074
Ciências da Educação
Português
Presencial
10.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Curricular Units of the 1st year of the course, specifically that of Scientific Research Methodologies and Project Seminar.
Métodos de Ensino
Esta unidade curricular é fundamentalmente um trabalho de orientação e de acompanhamento tutorial dos mestrandos ao longo do desenvolvimento do projeto de estágio e redação do relatório, realizando-se sob a orientação científica de um docente doutorado do grupo de docentes do mestrado. Realizado em regime misto (b-learning) com sessões presenciais grupais e outras on-line.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo principal desta UC é acompanhar e monitorizar os alunos no desenvolvimento de competências que estão intrinsecamente associados às actividades a desenvolver no âmbito da elaboração de projectos, sendo que cada estudante, nas áreas temáticas específicas do projeto que desenvolve, seja capaz de:
- Definir fases para o desenvolvimento de um projeto de intervenção; diagnóstico, planificação, aplicação e avaliação;
- Aplicar competências de investigação às diferentes etapas de avaliação de um projeto
- Analisar projetos de intervenção e investigação em educaçao social, desenvolvimento e dinâmicas locais
- Elaborar planos estratégicos, operacionais, de avaliação, comunicação e sustentabilidade
- Utilizar técnicas de comunicação escrita e oral dos projetos
Estágio(s)
NãoPrograma
Dada a natureza desta unidade curricular, os seus conteúdos estão intrinsecamente associados às actividades a desenvolver no âmbito dos projectos de cada estudante nas áreas temáticas específicas do mestrado:
- Fases para o desenvolvimento de um projeto de intervenção; diagnóstico, planificação, aplicação e avaliação;
- Etapas para o desenvolvimento de projetos de investigação; fundamentação, metodologia, apresentação e discussão de resultados;
- Planos estratégicos e operacionais de projetos
- Planos de avaliação de projetos
- Planos de comunicação e marketing de projetos
- Planos de sustentabilidade de projetos
- Relatórios de projetos: formatos e ferramentas úteis
- Apresentação pública de projetos: estratégias, recursos e competências-chave
Docente(s) responsável(eis)
Carlos Manuel Folgado Barreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Projecto: 70.0%
Documentos
Ficha Unidade Curricular - 2023/2024 (Word)
Bibliografia
Barbosa, E. & Moura, D. (2013). Proyectos educativos y sociales: Planificación, Gestión, seguimiento y evaluatión. Madrid: Nercea Ediciones.
Barreira, C. (2018). Duas abordagens diferentes nos propósitos mas complementares na avaliação dos processos formativos. Revista Dirigir & Formar (IEFP), 20, 12-17.
Caffarella, R., & Daffron, S. (2013). Planning programs for adult learners: A practical guide (3rd ed.). San Francisco: Jossey-Bass.
Capucha, L. (2008). Planeamento e avaliação de projectos: Guião prático. Lisboa: Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
Perez Serrano, G. (2008). Elaboração de projectos sociais: Casos práticos. Porto: Porto Editora.
Tuckman, B. W. (2012). Manual de investigação em educação: Metodologia para conceber e realizar o processo de investigação científica. FCG.
Vieira, C. C. (Coord.) (2022). Temas, Contextos e Desafios da Investigação Qualitativa em Educação. Imprensa da Universidade de Coimbra. DOI: 10.14195/978-989-26-2235-4