Seminário de Acompanhamento e Orientação de Projeto em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais

Ano
2
Ano lectivo
2023-2024
Código
02050074
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Curricular Units of the 1st year of the course, specifically that of Scientific Research Methodologies and Project Seminar.

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular  é fundamentalmente um trabalho de orientação e de acompanhamento tutorial dos mestrandos ao longo do desenvolvimento do projeto de estágio e redação do relatório, realizando-se sob a orientação científica de um docente doutorado do grupo de docentes do mestrado. Realizado em regime misto (b-learning) com sessões presenciais grupais e outras on-line.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo principal desta UC é acompanhar e monitorizar os alunos no desenvolvimento de competências que estão intrinsecamente associados às actividades a desenvolver no âmbito da elaboração de projectos, sendo que cada estudante, nas áreas temáticas específicas do projeto que desenvolve, seja capaz de:

- Definir fases para o desenvolvimento de um projeto de intervenção; diagnóstico, planificação, aplicação e avaliação;

- Aplicar competências de investigação às diferentes etapas de avaliação de um projeto

- Analisar projetos de intervenção e investigação em educaçao social, desenvolvimento e dinâmicas locais

- Elaborar planos estratégicos, operacionais, de avaliação, comunicação e sustentabilidade

- Utilizar técnicas de comunicação escrita e oral dos projetos 

Estágio(s)

Não

Programa

Dada a natureza desta unidade curricular, os seus conteúdos estão intrinsecamente associados às actividades a desenvolver no âmbito dos projectos de cada estudante nas áreas temáticas específicas do mestrado:

- Fases para o desenvolvimento de um projeto de intervenção; diagnóstico, planificação, aplicação e avaliação;

- Etapas para o desenvolvimento de projetos de investigação; fundamentação, metodologia, apresentação e discussão de resultados;

- Planos estratégicos e operacionais de projetos

- Planos de avaliação de projetos

- Planos de comunicação e marketing de projetos

- Planos de sustentabilidade de projetos

- Relatórios de projetos: formatos e ferramentas úteis

- Apresentação pública de projetos: estratégias, recursos e competências-chave  

Docente(s) responsável(eis)

Carlos Manuel Folgado Barreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Projecto: 70.0%

Documentos

Ficha Unidade Curricular - 2023/2024 (Word)

Bibliografia

Barbosa, E. & Moura, D. (2013). Proyectos educativos y sociales: Planificación, Gestión, seguimiento y evaluatión. Madrid: Nercea Ediciones.

Barreira, C. (2018). Duas abordagens diferentes nos propósitos mas complementares na avaliação dos processos formativos. Revista Dirigir & Formar (IEFP), 20, 12-17.

Caffarella, R., & Daffron, S. (2013). Planning programs for adult learners: A practical guide (3rd ed.). San Francisco: Jossey-Bass.

Capucha, L. (2008). Planeamento e avaliação de projectos: Guião prático. Lisboa: Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.

Perez Serrano, G. (2008). Elaboração de projectos sociais: Casos práticos. Porto: Porto Editora.  

Tuckman, B. W. (2012). Manual de investigação em educação: Metodologia para conceber e realizar o processo de investigação científica. FCG.

Vieira, C. C. (Coord.) (2022). Temas, Contextos e Desafios da Investigação Qualitativa em Educação. Imprensa da Universidade de Coimbra. DOI: 10.14195/978-989-26-2235-4