Seminário de Acompanhamento e Orientação de Estágio em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais

Ano
2
Ano lectivo
2023-2024
Código
02050063
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Curricular Units of the 1st year of the course, specifically that of Scientific Research Methodologies and Project Seminar.

Métodos de Ensino

O Seminário de Orientação e Acompanhamento de Estágio é fundamentalmente um trabalho de orientação e de acompanhamento tutorial dos mestrandos ao longo do desenvolvimento do projeto de estágio, integração nas equipas dos projetos/entidades e redação do relatório ou de outra forma de comunicação científica, realizando-se sob a orientação científica de um docente doutorado do grupo de docentes do mestrado. Realizado em regime misto (b-learning) com sessões presenciais grupais e outras on-line.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo principal desta UC é assegurar a formação, o acompanhamento e a monitorização adequados à elaboração e concretização do estágio e respetivo relatório. Estes processos visam garantir oportunidades do mestrando:

- fundamentar o seu projeto de intervenção

- selecionar e aplicar métodos e técnicas de intervenção socioeducativa

- selecionar ou construir recursos educativos para a intervenção âmbito social

- demostrar capacidades de resolução de problemas sociais com intervenção educativa, utilização de técnicas profissionais com ética e deonologia

- avaliar a intervenção socioeducativa

- produzir um relatório de atividades de intervenção e respetivas  ações de preparação e apresentação públicas do Estágio      . 

Estágio(s)

Não

Programa

1. O ciclo de vida de um projeto e do gestor de projeto

2. Ferramentas de análise da realidade socioeducativa: gerar ideias para a intervenção

3. Desenhar projetos de intervenção socioeducativa: modelos e suportes

4. Problemáticas sociais e soluções educacionais

5. Avaliação de projetos: das necessidades e expectaticas dos participantes ai impacto e sustentabilidade da  intervenção

6. Comunicação em ciência: normas APA e outras ferramentas úteis

Docente(s) responsável(eis)

Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura Pinheiro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Projecto: 70.0%

Documentos

Ficha Unidade Curricular - 2023/2024 (Word)

Bibliografia

Capucha, L. (2008). Planeamento e avaliação de projectos: Guião prático. Lisboa: Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.

Cohen, L. Manion, L., & Morrison, K. (2018). Research methods in education (8th ed.). Routledge.

GADOTTI, M. A questão da educação formal/não-formal. Sion, Suisse: Institut International dês Droits de l´enfant-IDE, 2005.

GOHN, M. G.  (2010). Educação não formal e o educador social. Atuação no desenvolvimento de projetos sociais. Editora Cortez.

Perez Serrano, G. (2008). Elaboração de projectos sociais: Casos práticos. Porto: Porto Editora.

SPCE (2014). Instrumento de regulação ético-deontológica: Carta ética. https://www.spce.org.pt/PDF/CARTAETICA.pdf

Varela, S. M. (2012). La formación práctica en intervención socioeducativa. Madrid: Sanz y Torres.