Seminário de Acompanhamento e Orientação de Estágio em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais
2
2023-2024
02050063
Ciências da Educação
Português
Presencial
10.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Curricular Units of the 1st year of the course, specifically that of Scientific Research Methodologies and Project Seminar.
Métodos de Ensino
O Seminário de Orientação e Acompanhamento de Estágio é fundamentalmente um trabalho de orientação e de acompanhamento tutorial dos mestrandos ao longo do desenvolvimento do projeto de estágio, integração nas equipas dos projetos/entidades e redação do relatório ou de outra forma de comunicação científica, realizando-se sob a orientação científica de um docente doutorado do grupo de docentes do mestrado. Realizado em regime misto (b-learning) com sessões presenciais grupais e outras on-line.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo principal desta UC é assegurar a formação, o acompanhamento e a monitorização adequados à elaboração e concretização do estágio e respetivo relatório. Estes processos visam garantir oportunidades do mestrando:
- fundamentar o seu projeto de intervenção
- selecionar e aplicar métodos e técnicas de intervenção socioeducativa
- selecionar ou construir recursos educativos para a intervenção âmbito social
- demostrar capacidades de resolução de problemas sociais com intervenção educativa, utilização de técnicas profissionais com ética e deonologia
- avaliar a intervenção socioeducativa
- produzir um relatório de atividades de intervenção e respetivas ações de preparação e apresentação públicas do Estágio .
Estágio(s)
NãoPrograma
1. O ciclo de vida de um projeto e do gestor de projeto
2. Ferramentas de análise da realidade socioeducativa: gerar ideias para a intervenção
3. Desenhar projetos de intervenção socioeducativa: modelos e suportes
4. Problemáticas sociais e soluções educacionais
5. Avaliação de projetos: das necessidades e expectaticas dos participantes ai impacto e sustentabilidade da intervenção
6. Comunicação em ciência: normas APA e outras ferramentas úteis
Docente(s) responsável(eis)
Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura Pinheiro
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Projecto: 70.0%
Documentos
Ficha Unidade Curricular - 2023/2024 (Word)
Bibliografia
Capucha, L. (2008). Planeamento e avaliação de projectos: Guião prático. Lisboa: Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
Cohen, L. Manion, L., & Morrison, K. (2018). Research methods in education (8th ed.). Routledge.
GADOTTI, M. A questão da educação formal/não-formal. Sion, Suisse: Institut International dês Droits de l´enfant-IDE, 2005.
GOHN, M. G. (2010). Educação não formal e o educador social. Atuação no desenvolvimento de projetos sociais. Editora Cortez.
Perez Serrano, G. (2008). Elaboração de projectos sociais: Casos práticos. Porto: Porto Editora.
SPCE (2014). Instrumento de regulação ético-deontológica: Carta ética. https://www.spce.org.pt/PDF/CARTAETICA.pdf
Varela, S. M. (2012). La formación práctica en intervención socioeducativa. Madrid: Sanz y Torres.