Estágio em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais
2
2025-2026
02050052
Ciências da Educação
Português
Presencial
50.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Unidades Curriculares do 1º ano do curso, especificamente a de Metodologias de Investigação Científica e Seminário de Projeto.
Métodos de Ensino
Esta UC funciona em regime de acompanhamento tutorial por parte do docente orientador de estágio, em colaboração estreita com todos os docentes do curso, através do Seminário de Orientação e Acompanhamento de estágio. O aluno terá ainda ter um orientador na instituição de realização do estágio: o orientador cooperante.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo central do estágio é o de proporcionar aos alunos a possibilidade de inserção num contexto profissional da educação social, capacitando-os para o desenvolvimento de competências transversais:
- de natureza prático-instrumental (capacidades de resolução de problemas e tomada de decisões; utilização de técnicas profissionais; análise contextual e iniciativa),
- de relação interpessoal (capacidades comunicacionais, de compreensão e afirmação do sentido de cidadania e análise axiológica).
Ao mesmo tempo que desenvolvem competências específicas de conceção, implementação, gestão e avaliação de projetos de educação social, assim como de investigação e de escrita de relatórios de atividades de intervenção, o que é feito através da orientação tutorial do Seminário de Orientação e Acompanhamento de Estágio.
Estágio(s)
SimPrograma
1) Normas e procedimentos gerais para a realização de Estágio
2) Locais de Estágio
2.1) Apresentação dos locais com protocolo de Estágio
2.2) O contacto com as instituições: as formas de contacto, a carta de apresentação e o currículo
3) Ser estagiário: funções, objetivos, direitos, obrigações e avaliação
4) O papel dos orientadores de Estágio – na universidade e nos locais de estágio (orientadores cooperantes)
5) As etapas da elaboração de um projeto de estágio
6) A elaboração do Relatório de Estágio.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura Pinheiro
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação do relatório de estágio é a que está prevista no regulamento do mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais|: 100.0%
Bibliografia
Bibliografia específica do conteúdo temático do estágio.