Seminário de Acompanhamento e Orientação de Dissertação em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais
2
2023-2024
02050048
Ciências da Educação
Português
Presencial
10.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Os conteúdos programáticos desta UC são essenciais para a execução do projeto de tese e redação da mesma. Esta UC aprofunda os conhecimentos dos alunos nos aspetos centrais da investigação e escrita científicas e na temática que o estudante escolhe investigar para a realização da sua dissertação de mestrado. Deste modo a coerência dos conteúdos com os objetivos de aprendizagem está assegurada.
Métodos de Ensino
São utilizadas diversas metodologias das quais se destacam o acompanhamento tutorial e a apresentação e discussão pelos estudantes das diversas partes inerentes ao processo de investigação e às que compõem a escrita da dissertação de mestrado. Esta apresentação individual, expresa num relatório de Seminário, constitui o processo de avaliação da unidade curricular (100%).
Resultados de Aprendizagem
O objetivo principal desta UC é formar e acompanhar os alunos no desenvolvimento de competências adequadas à elaboração e concretização do seu projeto específico de investigação e elaboração da sua dissertação de mestrado, a qual deve ser original, eticamente correta e exequível.
No fim desta UC os estudantes são capazes de:
- fundamentar conceptualmente um projeto de investigação, sabendo pesquisar e analisar criticamente investigação científica qualitativa e quantitativa;
- utilizar de forma adequada desenhos metodológicos e técnicas de investigação, quantitativas e qualitativas;
- aplicar procedimentos e princípios éticos associados à investigação científica;
- comunicar de forma rigorosa e clara os resultados da investigação com a comunidade científica e a sociedade em geral;
- identificar os ODS para os quais a sua investigação contribui de modo mais direto.
Estágio(s)
NãoPrograma
Dada a natureza desta unidade curricular, os seus conteúdos estão intrinsecamente associados às actividades
a desenvolver no âmbito das dissertações de cada estudante nas áreas temáticas específicas do mestrado:
- Normas e procedimentos gerais para a realização de uma investigação;
- Modelos para a elaboração do projeto de investigação da dissertação;
- O processo de investigação: planos, etapas e técnicas
- Procedimentos éticos na investigação científica
- Escrita científica e comunicação de reultados: normas e regulamentos
Docente(s) responsável(eis)
Maria Filomena Ribeiro Fonseca Gaspar
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Projecto: 70.0%
Documentos
Ficha Unidade Curricular - 2023/2024 (Word)
Bibliografia
- ALLEA (2018). Código europeu de conduta para a integridade da investigação: Edição revista. https://www.allea.org/wp-content/uploads/2018/11/ALLEA-European-Code-of-Conduct-for-Research-Integrity-2017-Digital_PT.pdf
- Field, A. (2005). Discovering statistics using SPSS (2nd ed). London: SAGE.
- SPCE (2014). Instrumento de regulação ético-deontológica: Carta ética. https://www.spce.org.pt/PDF/CARTAETICA.pdf
- Tuckman, B. W. (2012). Manual de investigação em educação: Metodologia para conceber e realizar o processo de investigação científica. Fundação Calouste Gulbenkian.
- Vieira, C. C. (2019). Investigação, conhecimento científico e responsabilidade social: reflexões a partir das Ciências Sociais e Humanas. Exedra, 28-37.
- Vieira, C. C. (2022) (Coord). Temas, contextos e desafios da investigação qualitativa em educação. Imprensa da Universidade de Coimbra.