Dissertação em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais

Ano
2
Ano lectivo
2023-2024
Código
02050037
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
50.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Unidades Curriculares do 1º ano do curso, especificamente a de Metodologias de Investigação Científica e Seminário de Projeto.

Métodos de Ensino

Esta UC funciona em regime de acompanhamento tutorial por parte do docente orientador de cada tese através da unidade curricular do Seminário de Orientação e Acompanhamento de Dissertação em ESDDL. O estudante poderá ainda ter um coorientador de dissertação. Simultaneamente prevê-se a participação em outros seminários que contribuam para a atualização da temática e/ou das metodologias e estratégias de investigação quantitativa, qualitativa ou mista.

Outro: A avaliação da dissertação está prevista no regulamento do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinânmicas Locais.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo principal desta UC é que os estudantes concretizem numa dissertação, de forma autónoma, com o acompanhamento tutorial que têm na unidade curricular de Seminário, um projeto de investigação de pendor quantitativo, qualitativo ou misto, na área da ESDDL. Os alunos deverão desenvolver competências científicas específicas que permitam a execução ótima das tarefas associadas ao trabalho de tese proposto. Especificamente, deverão dominar metodologias e técnicas de recolha e análise de dados, quantitativas e qualitativas, de escrita científica, dos procedimentos e princípios éticos de uma investigação em Ciências da Educação, de produção e publicação de artigos científicos e outras formas de divulgação para a comunidade científica e sociedade em geral.Têm de ser capazes de apresentar publicamente esta dissertação.

Estágio(s)

Não

Programa

 Paradigmas de referênia e presssupostos das metodologias de investigação científica

 A explicação e a interpretação social: a complexidade das metodologias compreensivas

 Análise crítica e aprofundamento teórico e metodológico: exigências das modalidades de investigação quantitativa, qualitativa e mista.

Problemáticas de investigação quantitativa e qualitativa em Educação Social, Animação Sociocultural e Desenvolvimento Comunitário

Docente(s) responsável(eis)

Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura Pinheiro

Métodos de Avaliação

Avaliação
A dissertação é apresentada e avaliada por um júri em provas públicas. A avaliação da dissertação é a que está prevista no regulamento do mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais: 100.0%

Documentos

Ficha Unidade Curricular - 2023/2024 (Word)

Bibliografia

- ALLEA (2018). Código europeu de conduta para a integridade da investigação: Edição revista.

Barry, M., Clarke, A., Petersen, I., & Jenkins, R. (2019)(Eds.) Implementing mental health promotion. Second edition. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-23455-3_14

Cameron, C., & Moss, P. (Eds.) (2011). Social pedagogy and working with children and young people: Where care and education meet. Jessica Kingsley Publishers.

- Tuckman, B. W. (2012). Manual de investigação em educação: Metodologia para conceber e realizar o processo de investigação científica. Fundação Calouste Gulbenkian.

- UNESCO. (2022). Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. UN. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381115  

- Vieira, C. C. (2019). Investigação, conhecimento científico e responsabilidade social: reflexões a partir das Ciências Sociais e Humanas. Exedra, 28-37. 

- Carvalho, A.D., & Baptista, I. (2004). Educação Social: Fundamentos e estratégias. Porto Editora.