Dissertação em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais
2
2023-2024
02050037
Ciências da Educação
Português
Presencial
50.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Unidades Curriculares do 1º ano do curso, especificamente a de Metodologias de Investigação Científica e Seminário de Projeto.
Métodos de Ensino
Esta UC funciona em regime de acompanhamento tutorial por parte do docente orientador de cada tese através da unidade curricular do Seminário de Orientação e Acompanhamento de Dissertação em ESDDL. O estudante poderá ainda ter um coorientador de dissertação. Simultaneamente prevê-se a participação em outros seminários que contribuam para a atualização da temática e/ou das metodologias e estratégias de investigação quantitativa, qualitativa ou mista.
Outro: A avaliação da dissertação está prevista no regulamento do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinânmicas Locais.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo principal desta UC é que os estudantes concretizem numa dissertação, de forma autónoma, com o acompanhamento tutorial que têm na unidade curricular de Seminário, um projeto de investigação de pendor quantitativo, qualitativo ou misto, na área da ESDDL. Os alunos deverão desenvolver competências científicas específicas que permitam a execução ótima das tarefas associadas ao trabalho de tese proposto. Especificamente, deverão dominar metodologias e técnicas de recolha e análise de dados, quantitativas e qualitativas, de escrita científica, dos procedimentos e princípios éticos de uma investigação em Ciências da Educação, de produção e publicação de artigos científicos e outras formas de divulgação para a comunidade científica e sociedade em geral.Têm de ser capazes de apresentar publicamente esta dissertação.
Estágio(s)
NãoPrograma
Paradigmas de referênia e presssupostos das metodologias de investigação científica
A explicação e a interpretação social: a complexidade das metodologias compreensivas
Análise crítica e aprofundamento teórico e metodológico: exigências das modalidades de investigação quantitativa, qualitativa e mista.
Problemáticas de investigação quantitativa e qualitativa em Educação Social, Animação Sociocultural e Desenvolvimento Comunitário
Docente(s) responsável(eis)
Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura Pinheiro
Métodos de Avaliação
Avaliação
A dissertação é apresentada e avaliada por um júri em provas públicas. A avaliação da dissertação é a que está prevista no regulamento do mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais: 100.0%
Documentos
Ficha Unidade Curricular - 2023/2024 (Word)
Bibliografia
- ALLEA (2018). Código europeu de conduta para a integridade da investigação: Edição revista.
Barry, M., Clarke, A., Petersen, I., & Jenkins, R. (2019)(Eds.) Implementing mental health promotion. Second edition. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-23455-3_14
Cameron, C., & Moss, P. (Eds.) (2011). Social pedagogy and working with children and young people: Where care and education meet. Jessica Kingsley Publishers.
- Tuckman, B. W. (2012). Manual de investigação em educação: Metodologia para conceber e realizar o processo de investigação científica. Fundação Calouste Gulbenkian.
- UNESCO. (2022). Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. UN. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381115
- Vieira, C. C. (2019). Investigação, conhecimento científico e responsabilidade social: reflexões a partir das Ciências Sociais e Humanas. Exedra, 28-37.
- Carvalho, A.D., & Baptista, I. (2004). Educação Social: Fundamentos e estratégias. Porto Editora.