Seminário de Orientação e Acompanhamento de Estágio e Relatório de Estágio

Ano
2
Ano lectivo
2023-2024
Código
02050009
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos científicos de âmbito teórico, metodológico e praxiológico, bem como competências de expressão oral e escrita académica, definidos como resultados de aprendizagem do 1º ano curricular.

Métodos de Ensino

Para alcançar o principal objetivo desta unidade curricular são utilizadas metodologias diversas, das quais destacamos o acompanhamento tutorial e a apresentação pelos alunos do trabalho em progresso. É ainda fomentada uma cultura de aprendizagem entre pares e entre estudantes e docentes, através de reuniões semanais de estágio, para discussão das atividades em curso, para partilha de experiências e para esclarecimento de dúvidas.     

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular destina-se a assegurar a formação e o acompanhamento adequados à elaboração e concretização do projeto e relatório de estágio, devidamente fundamentados. O acompanhamento, direcionado de acordo com cada projeto de estágio, visa garantir a aquisição de conhecimentos e de competências que possibilitem a realização do projeto de intervenção eticamente corretos e exequíveis dentro do tempo previsto e de acordo com a tipologia de instituição que acolhe o/a estudante.

Competências específicas; no final desta uc o/a estudante é capaz de:

-fundamentar teoricamente um projeto de estágio/intervenção;

-utilizar de forma adequada metodologias e técnicas de intervenção;

-aplicar procedimentos éticos associados à intervenção em educação/fomação.

Competências transversais:

-comunicar de forma rigorosa e clara com a comunidade científica e educativa e com a sociedade em geral;

-saber trabalhar em equipa.

Estágio(s)

Não

Programa

Dada a natureza desta unidade curricular, os seus conteúdos estão intrinsecamente associados às atividades, interesses e opções de cada estudante.

- Definição de normas e procedimentos gerais para a realização de um estágio.

- Regras para a elaboração do projeto de estágio, incluindo a definição de objetivos gerais e específicos, bem como a antecipação de potenciais estratégias de avaliação da intervenção.

- Instrumentos e recursos para a elaboração de diagnósticos de necessidades, em função de contextos e de públicos específicos.

- Dispositivos de observação sistemática de situações educativas envolvendo públicos adultos.

- Princípios éticos e deontológicos no exercício profissional.

- A intencionalidade educativa de qualquer estratégia de intervenção, que implica um trabalho sistemático de conhecimento, implementação e de avaliação das pessoas/grupos e dos contextos.

- Requisitos para a comunicação em ciência, quer para a comunidade científica, quer para a sociedade em geral. 

Docente(s) responsável(eis)

Albertina Lima Oliveira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação e discussão dos trabalhos realizados ao longo do processo de estágio e das diversas componentes integrantes do relatório de estágio. : 100.0%

Bibliografia

Alcoforado, L. (2022). Contributos para um modelo de formação de educadores e formadores de adultos enquanto agentes de transformação social, In A. Loureiro e P. Feliciano (Orgs.), Educação de Adultos, perspetivas e associativismo (pp. 150-161). APEFA.

Amado, J.(Coord.). (2017). Manual de Investigação Qualitativa em Educação. Impr UC.

Evans, R., Kurantowicz, E., & Lucio-Villegas, E.(Eds.)(2022). Remaking Communities and Adult Learning. BRILL/ESREA.

Merrill, B., Nizinska, A., Galimberti, A. & Vieira, C. C. (Eds.) (2020). Adult education as a resource for resistance and transformation: Voices, learning experiences, identities of student and adult educators. FPCE-UC e CEAD.

Nikolić, T., Bulajić, A., & Vieira, C. C.(Eds.) (2020), Navigating through contemporary world with adult education research and practice. Univ.Belgrade.

Vieira, C. C. (Coord.)(2022).Temas, Contextos e Desafios da Investigação Qualitativa em Educação. Impr UC.