Seminário de Orientação e Acompanhamento de Dissertação
2
2023-2024
02049995
Ciências da Educação
Português
Presencial
10.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos científicos na área e de metodologias de investigação, bem como competências de expressão oral e escrita académica, definidos como resultados de aprendizagem do 1º ano curricular.
Métodos de Ensino
Para alcançar o principal objetivo desta unidade curricular são utilizadas metodologias diversas, das quais destacamos o acompanhamento tutorial e a apresentação pelos alunos do trabalho em progresso. Será ainda fomentada uma cultura de aprendizagem mútua, entre pares e entre docentes e estudantes, através de encontros regulares para discutir os trabalhos de investigação em curso, bem como a partilha em grupo de dificuldades e de experiências associadas ao desenvolvimento do trabalho científico.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como principal objetivo assegurar a formação e o acompanhamento adequado à
elaboração e concretização do projeto de investigação e da redação da dissertação de Mestrado. O
acompanhamento, direccionado de acordo com cada projecto de investigação, visa garantir a aquisição de conhecimentos e de competências, que possibilitem a realização de uma investigação científica eticamente correcta e exequível dentro do tempo previsto.
Competências específicas; no final desta uc o/a estudante é capaz de:
-fundamentar teoricamente um projeto de investigação;
-utilizar de forma adequada desenhos metodológicos e técnicas de investigação;
-aplicar procedimentos e princípios éticos associados à investigação científica.
Competências transversais:
-comunicar de forma rigorosa e clara com a comunidade científica e com a sociedade em geral;
-saber pesquisar e analisar criticamente a investigação e produção científicas;
-saber trabalhar em equipa.
Estágio(s)
NãoPrograma
Dada a natureza desta unidade curricular, os seus conteúdos estão intrinsecamente associados aos interesses e opções de investigação de cada estudante.
- Normas e procedimentos gerais para a realização da dissertação.
- Passos para a elaboração do projeto de investigação e seu encadeamento lógico em função de objetivos
- Questões éticas e deontológicas na conceção, planeamento e desenvolvimento de uma investigação científica
- Níveis possíveis de decisão numa investigação que envolve a dimensão comunitária.
- Riscos potenciais numa investigação e medidas de contingência em função de critérios éticos e de especificidades do trabalho de campo.
- Requisitos para a organização da dissertação, tendo em conta as questões da fidelidade de um estudo científico.
- Caraterísticas da escrita científica e da comunicação em ciência
- A relevância da responsabilidade social da ciência
- A noção de ciência cidadã e o papel da investigação científica no empoderamento das pessoas e comunidades.
Docente(s) responsável(eis)
Albertina Lima Oliveira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Apresentação e discussão das diversas componentes inerentes ao desenrolar do processo de investigação e das diversas partes que compõem a escrita da dissertação de mestrado : 100.0%
Bibliografia
Amado, J.(Coord.).(2017).Manual de Invest Qualitativa em Educação. Impr UC.
Baindridge, A., Formenti, L., & West, L. (Eds.). Discourses, Dialogue and Diversity in Biographical Research. An Ecology of Life and Learning.BRILL/ESREA.
Bergano, S., & Vieira, C. C. (2020).Do pessoal ao político:as metodologias de investigação como aliadas da ação, ex æquo, 41, 15-25.
Creswell, J. W. & Clark, V. P.(2018). Designing and conducting Mixed Methods Research (3ªed.).Sage.
Evans, R., Kurantowicz, E., & Lucio-Villegas, E.(Eds.)(2022). Remaking Communities and Adult Learning. BRILL/ESREA.
Nikolić, T., Bulajić, A., & Vieira, C. C.(Eds.)(2020), Navigating through contemporary world with adult education research and practice. Univ.Belgrade.
Torres, L. , & Palhares, J.(Org.) (2014). Metodologia de investigação em Ciências Sociais da Educação.Húmus.
Vieira, C. C. (Coord.)(2022).Temas, Contextos e Desafios da Investigação Qualitativa em Educação. Impr UC.