Seminário de Orientação e Acompanhamento de Projeto

Ano
2
Ano lectivo
2023-2024
Código
02049989
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos científicos na área da investigação e específicos do domínio da educação e formação de adultos e intervenção comunitária, bem como competências de expressão oral e escrita académica, definidos como resultados de aprendizagem do 1º ano curricular.

Métodos de Ensino

Para alcançar o principal objetivo desta unidade curricular são utilizadas metodologias diversas, das quais destacamos o acompanhamento tutorial e a apresentação pelos alunos do trabalho em progresso. 

Resultados de Aprendizagem

Esta uc tem como principal objetivo assegurar a formação e o acompanhamento adequado à

elaboração e concretização do projeto e da redação do respetivo relatório. O acompanhamento, direccionado de acordo com a problemática de cada projecto, visa garantir a aquisição de conhecimentos e de competências, que possibilitem a execução do mesmo de forma cientificamente fundamentada, eticamente correcta e exequível dentro do tempo previsto.

Competências específicas:

 No final desta uc o/a estudante é capaz de:

-fundamentar teoricamente um projeto de intervenção;

-utilizar de forma adequada abordagens metodológicas e técnicas apropriadas à temática do projeto;

-aplicar procedimentos e princípios éticos associados ao exercício adequado da profissionalidade.

Competências transversais:

-comunicar de forma rigorosa e clara com a comunidade científica e com a sociedade em geral;

-saber pesquisar e analisar criticamente a investigação e produção científicas;

-saber trabalhar em equipa.

Estágio(s)

Não

Programa

 

- Normas e procedimentos gerais para a realização do projeto.

- Questões éticas e deontológicas na conceção, planeamento e desenvolvimento de um projeto de intervenção.

- Referentes teórico-metodológicos a considerar na elaboração de um projeto de intervenção atendendo à diversidade de contextos e finalidades no domínio da educação e formação de adultos e intervenção comunitária. 

- Da análise de necessidades em contexto ao planeamento e avaliação de projetos no domínio da educação e formação de adultos.

- Planeamento com as pessoas e comunidades para a sustentabilidade transformadora.

- Estrutura e requisitos para a organização e redação de um relatório académico de projeto.

- Caraterísticas da escrita científica e da comunicação para públicos diferenciados: comunidade científica e sociedade em geral.

Docente(s) responsável(eis)

Albertina Lima Oliveira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação e discussão dos trabalhos realizados ao longo do processo de elaboração e implementação do projeto e das diversas componentes integrantes do respetivo relatório: 100.0%

Bibliografia

Caffarella,R. S.(2013).Planning programs for adult learners:A comprehensive guide.Jossey-Bass Publ.

Ehrström, P.(2020).Planning with people. In E. Lucio-Villegas, B. Merrill, M. Milana, & H. S. Olesen, Research on the Education and Learning of Adults (pp. 203-214).Brill Sense.

Grummell, B., & Finnegan Doing, F.(2020)(Eds.).Critical and Creative Research in Adult Educ: Case Studies in Methodology and Theory.Brill Sense.

Oliveira,A.L., & Amaral,M.A.F.(2019).A educação de adultos na sociedade contemporânea:Perfil de competências do educador.Educação, 44,1-22.

Soares, M. P., & Melo, A.(2021).O desenvolv local como processo educativo. In A. Melo, L. C., Lima & P. Guimarães (Orgs.), Actualidade da educação permanente (pp. 213-235). APCEP.

Vieira, C. C.(Coord.)(2022).Temas, Contextos e Desafios da Investigação Qualitativa em Educação.Imp UC.

Villas-Boas, S., Oliveira, A. L.,Ramos, N., & Montero, I.(2015). Elaboração de programas intergeracionais. Educação, Sociedade & Culturas, 44, 31-47.