Projeto
2
2023-2024
02049967
Ciências da Educação
Português
Presencial
50.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos científicos de âmbito teórico, metodológico e praxiológico, bem como competências de expressão oral e escrita académica, definidos como resultados de aprendizagem do 1º ano curricular.
Métodos de Ensino
Acompanhamento tutorial dos mestrandos ao longo do processo de preparação e desenvolvimento do projeto de mestrado, podendo este englobar as seguintes componentes:
1) Participação em seminários que contribuam para atualização da temática a tratar ou ainda para aprender técnicas específicas de recolha, análise e interpretação de dados científicos;
2) Reuniões periódicas com o orientador para acompanhamento, por parte deste, do trabalho desenvolvido pelo mestrando.
3) Participação regular, preferencialmente semanal, em reuniões com outros/as colegas, para o fomento da aprendizagem entre pares.
Resultados de Aprendizagem
Nesta unidade curricular acompanham-se os alunos/as na definição e na estruturação do projeto que pretendem realizar como trabalho final de 2º Ciclo.
O trabalho é pessoal, devendo o/ mestrando/a mostrar capacidade de trabalho, de inovação, de autonomia, de pensamento crítico e de articulação de saberes teóricos e empíricos, realizando, deste modo, um trabalho inédito e relevante, com a respetiva redação académica, que contribua para a resolução de problemas do contexto em que venha a ser desenvolvido o projeto. Valoriza-se na elaboração dos projetos uma abordagem sistémica do funcionamento social e comunitário, bem como os princípios da aprendizagem das pessoas adultas, qualquer que seja a sua idade.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Princípios gerais da organização de projetos que envolvam pessoas adultas, tendo em conta as suas especificidades pessoais e sociológicas, bem como os seus contextos de vida.
- Avaliação da potencial exequibilidade dos projetos em função de critérios específicos, como os objetivos traçados, os recursos disponíveis e a duração prevista.
- Abordagens cooperativas e participativas na conceção e no desenvolvimento de projetos na área da educação de adultos.
- A participação e o diálogo como eixos de organização do trabalho na conceção de projetos destinados a públicos adultos.
- Especificidades da educação de adultos e da intervenção comunitária no desenho e na avaliação de projetos.
- Potenciais questões éticas envolvidas na implementação de projetos desenhados para públicos com alguma vulnerabilidade.
- A importância das parcerias e da visão sistémica do funcionamento social no desenho de projetos que envolvem pessoas adultas, em qualquer fase da vida.
Docente(s) responsável(eis)
Albertina Lima Oliveira
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação do projeto será realizada através do respetivo relatório defendido em prova pública : 100.0%
Bibliografia
Caffarella,R. S.(2013).Planning programs for adult learners:A comprehensive guide.Jossey-Bass Publ.
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Grummell, B., & Finnegan Doing, F.(2020)(Eds.).Critical and Creative Research in Adult Educ: Case Studies in Methodology and Theory.Brill Sense.
Oliveira,A.L., & Amaral,M.A.F.(2019).A educação de adultos na sociedade contemporânea:Perfil de competências do educador.Educação, 44,1-22.
Soares, M. P., & Melo, A.(2021).O desenvolv local como processo educativo. In A. Melo, L. C., Lima & P. Guimarães (Orgs.), Actualidade da educação permanente (pp. 213-235). APCEP.
Vieira, C. C.(Coord.)(2022).Temas, Contextos e Desafios da Investigação Qualitativa em Educação.Imp UC.
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