Seminário de Projeto em Administração Educacional

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02049956
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

na

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino e aprendizagem assentam na apresentação e debate de temas, recorrendo também a especialistas externos, na análise e discussãode estudos e projetos e na apresentação e discussão das propostas de projetos de investigação/intervenção das/os estudantes.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem por finalidade principal promover a reflexão e debate sobre contextos e práticas de investigação e intervenção em administraçãoeducacional, salientando as questões e problemáticas emergentes. Pretende-se que os /as estudantes adquiram e consolidem conhecimentos sobre referenciaisteórico-metodológicos e questões éticas em administração educacional, com vista à preparação de um projeto de investigação ou de intervenção na área.No final da unidade curricular as /os estudantes deverão ser capazes de: Conhecer estudos e projetos em administração educacional Identificar referenciais teórico-metodológicos no domínio da administração educacional Distinguir processos e contextos de elaboração e implementação de projetos. Analisar criticamente modelos, técnicas e dispositivos de investigação e intervenção em administração educacional. Elaborar uma proposta de projeto de investigação ou intervenção em administração educacional

Estágio(s)

Não

Programa

1-A investigação e intervenção em Administração Educacional em Portugal. A diversidade de contextos e práticas. Problemáticas e questões emergentes.

2-Projetos de investigação e de intervenção em Administração Educacional. Componentes de um projeto. A articulação entre teoria, desenho metodológico einvestigação empírica ou intervenção. Princípios éticos.

3-Elaboração de projetos de investigação e de intervenção

Docente(s) responsável(eis)

Ana Maria Magalhães Teixeira Seixas

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Projecto: 70.0%

Bibliografia

Amado, J. (2017) (org) Manual de investigação qualitativa em educação. IUC Barroso, J, Carvalho, L M, Fontoura, M. & Afonso, N. (2007). As políticas educativas como objecto de estudo e de formação em administração educacional. Sísifo,4, 5-20. Capucha, L(2008). Planeamento e avaliação de projectos - Guião prático. DGIDC Carvalho, L M(2014) A Construção de conhecimento sobre políticas públicas de educação em Portugal.IE UL Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2011). Research methods in education. Routledge. Coleman, M & Briggs, A (Ed) (2007), Research Methods in Educational Leadership and Management, SAGE Creswell,J (2012) Educational research : planning, conducting, and evaluating quantitative and qualitative research. Pearson Lima, L. & Torres, L. (2017). Formação e investigação em administração educacional em Portugal. Revista Espaço do Currículo. 10 (1),29-48Torres, L & Palhares, J (2014), Metodologia da Investigação em Ciências Sociais da Educação. Húmus