Avaliação Institucional e Dinâmicas Organizacionais

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02049944
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Espírito crítico e de análise; iniciativa para pesquisa e investigação; capacidade de comunicação eficaz   

Métodos de Ensino

A unidade curricular é lecionada em sessões teórico/práticas, procurando discutir-se os conteúdos programáticos e ilustrar os mesmos através de exemplos que traduzam diversas realidades institucionais. Pretende-se uma reflexão alargada, e partilhada, com base nos contributos de todos os participantes, e  discussão dos trabalhos elaborados pelos alunos, no âmbito dos conteúdos programáticos da unidade. 

Resultados de Aprendizagem

 -Compreender a avaliação institucional enquanto processo estratégico nas instituições.

- Compreender a importância do processo estratégico na condução das organizações a médio e a longo prazos.

- Identificar as problemáticas subjacentes à aplicação de conceitos, princípios e modelos, com base em estudos de casos

Estágio(s)

Não

Programa

1 Avaliação institucional:objetivos, caraterísticas, principais modalidades

2 Importância da avaliação institucional para o plano estratégico e dinâmicas organizacionais

3 Indicadores de qualidade e suas repercussões no quadro da avaliação institucional

4 Avaliação externa, autoavaliação, desenvolvimento e aprendizagem organizacionais: processos e dinâmicas

5 Interface da avaliação de escolas com outros sistemas de avaliação: dinâmicas de comunicação 

Docente(s) responsável(eis)

Maria Graça Amaro Bidarra

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%

Bibliografia

Barreira, C., Bidarra, M. G., & Vaz Rebelo, M. P. (2016). Estudos sobre avaliação externa de escolas. Porto: Porto Editora.

Bolivar, A. (2003). Como melhorar as escolas: Estratégias e dinâmicas de melhoria das práticas educativas. Porto: Porto Editora

Bolivar, A. (2012). Melhorar os processos e os resultados educativos: O que nos ensina a investigação. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.

Burnes, B. (2004).Managing change: A strategic approach to organizational dynamics. Prentice Hall.

Hoppe, Robert A. (2013). The governance of problems: Puzzling, powering, participation. Reprint. Bristol: Policy Press.

Brauckmann, S. &  Pashiardis, P. (2010). The clash of evaluations: In search of the missing link between school accountability and shool improvement. International Journal of Educational Management, 24(4), 330-350.

Pacheco, J.A., Morgado, J.C., & Sousa, J. R., (2020). Avaliação institucional e inspeção: Perspetivas teórico-concetuais. Porto: Porto Editora.