Formação, Trabalho e Inovação Social

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02049933
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Expositivo e discussão de casos.

Análise de casos paradigmáticos e delineamento de potenciais estratégias de intervenção. 

Resultados de Aprendizagem

- Debater criticamente a relação entre as problemáticas da formação, trabalho e inovação social;

 - Analisar condições pessoais e contextuais de manutenção/agravamento e saída de situações de exclusão (e.g., social, económica, educativa);

 - Planear estratégias de intervenção, investigação e avaliação de inovação social em contextos de exclusão (situações de sem-abrigo, pobreza, desemprego, migração, necessidades educativas especiais, saúde mental, violência, toxicodependência, prostituição, etc.)

Estágio(s)

Não

Programa

I. Definição conceptual dos eixos programáticos: Formação, Trabalho e Inovação Social.

II. Diagnósticos de exclusão social.

III. Taxonomia de intervenções.

IV. Métodos de investigação aplicada.

V. Métodos de avaliação de eficácia das intervenções de campo.

VI. Estudo de casos paradigmáticos.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 10.0%
Trabalho de síntese: 90.0%

Bibliografia

Borges, M. A., Dandolini, G. A., & Soares, A.L. (2020). O processo de formação de parcerias intersetoriais em iniciativas de inovação social em Portugal. Análise Social, 234, 118-143. doi:10.31447/AS00032573.2020234.05

DeWall, C. N. (Ed.) (2013). The Oxford handbook of social exclusion. Oxford University Press. ISBN: 978-0195398700

Howaldt, J., Kaletka, C., Schröder, A., & Zirngiebl, M. (Eds.) (2019). Atlas of Social Innovation. 2nd Volume - A World of new Practices. oekom Verlag GmbH. ISBN: 978-3-96238-157-8

Santos, E.,Veiga, F., Cruz, P., Lopes, M., & Ferreira, S. (2015). O impacto social e institucional da crise económica e financeira nas Organizações do Terceiro Sector. Lisboa: EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza. ISBN: 978-989-8304-42-1

Schröder, A., & Krüger, D. (2019). Social Innovation as a Driver for New Educational Practices: Modernising, Repairing and Transforming the Education System. Sustainability, 11, (4), 1070. doi:10.3390/su11041070