Formação, Trabalho e Inovação Social
1
2023-2024
02049933
Ciências da Educação
Português
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Expositivo e discussão de casos.
Análise de casos paradigmáticos e delineamento de potenciais estratégias de intervenção.
Resultados de Aprendizagem
- Debater criticamente a relação entre as problemáticas da formação, trabalho e inovação social;
- Analisar condições pessoais e contextuais de manutenção/agravamento e saída de situações de exclusão (e.g., social, económica, educativa);
- Planear estratégias de intervenção, investigação e avaliação de inovação social em contextos de exclusão (situações de sem-abrigo, pobreza, desemprego, migração, necessidades educativas especiais, saúde mental, violência, toxicodependência, prostituição, etc.)
Estágio(s)
NãoPrograma
I. Definição conceptual dos eixos programáticos: Formação, Trabalho e Inovação Social.
II. Diagnósticos de exclusão social.
III. Taxonomia de intervenções.
IV. Métodos de investigação aplicada.
V. Métodos de avaliação de eficácia das intervenções de campo.
VI. Estudo de casos paradigmáticos.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 10.0%
Trabalho de síntese: 90.0%
Bibliografia
Borges, M. A., Dandolini, G. A., & Soares, A.L. (2020). O processo de formação de parcerias intersetoriais em iniciativas de inovação social em Portugal. Análise Social, 234, 118-143. doi:10.31447/AS00032573.2020234.05
DeWall, C. N. (Ed.) (2013). The Oxford handbook of social exclusion. Oxford University Press. ISBN: 978-0195398700
Howaldt, J., Kaletka, C., Schröder, A., & Zirngiebl, M. (Eds.) (2019). Atlas of Social Innovation. 2nd Volume - A World of new Practices. oekom Verlag GmbH. ISBN: 978-3-96238-157-8
Santos, E.,Veiga, F., Cruz, P., Lopes, M., & Ferreira, S. (2015). O impacto social e institucional da crise económica e financeira nas Organizações do Terceiro Sector. Lisboa: EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza. ISBN: 978-989-8304-42-1
Schröder, A., & Krüger, D. (2019). Social Innovation as a Driver for New Educational Practices: Modernising, Repairing and Transforming the Education System. Sustainability, 11, (4), 1070. doi:10.3390/su11041070