Questões Aprofundadas em Administração Educacional:políticas e práticas
1
2023-2024
02048620
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Pretende-se conciliar o método expositivo com a utilização de práticas pedagógicas que promovam o trabalho autónomo dos estudantes e a sua participação ativa no processo de aprendizagem, como a apresentação e discussão de textos e trabalhos
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objetivo aprofundar o conhecimento e a reflexão sobre temáticas centrais no âmbito da administração e gestão de organizações educativas. Analisa as novas formas e processos de governação da escola, salientando as diferentes racionalidades e agendas na administração e gestão educacional. Tendo presente as dinâmicas transnacionais, nacionais e locais, pretende refletir sobre a complexidade dos processos de governação, gestão e liderança escolar, lógicas e estratégias de ação e seus atores e instrumentos.
Resultados de aprendizagem:
Analisar de forma crítica mudanças no processo de governação das escolas em Portugal
Compreender as diferentes racionalidades e ideologias da administração educacional
Refletir criticamente sobre diferentes lógicas e estratégias de ação e sua relação com os contextos organizacionais, os seus atores e instrumentos.
Conhecer investigação realizada sobre os processos de gestão e liderança escolar no contexto português.
Estágio(s)
NãoPrograma
A Nova Gestão Pública como política educativa global e novas formas de governação das organizações escolares em Portugal
Tensões, desafios e dilemas contemporâneos na gestão e liderança escolar. Entre o mandato democrático e a promoção da igualdade e as lógicas gerencialista e da performatividade
Os desafios da equidade, inclusão e diversidade.
Avaliação e gestão da qualidade em educação
Accountability, Big data e tecnologias digitais na gestão escolar
Docente(s) responsável(eis)
Carlos Manuel Folgado Barreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
apresentação oral e escrita de trabalho individual: 70.0%
Bibliografia
Allan J, Harwood V & Jorgensen C(ed)(2021)W Y E 2020 Schooling, Governance and Inequalities Routledge
Barreira C, Bidarra M & Vaz-Rebelo M(Org)(2016) Estudos sobre avaliação externa de escolas Porto Ed
Connolly M, Eddy-Spicer, James D& Kruse S(ed)(2019) The Sage Handbook of school organization Sage
Grek S, Maroy C & Verger A(ed)(2021) WYE2021 Accountability and Datafication in the Governance of Education Routledge
Kyriakides, L, Creemers, B, Panayiotou, A & Charalambous, E (2022)Quality and Equity. Routledge
Lima L, Sá, V& Torres L(org)(2020) Diretores Escolares em Ação FML
Pacheco J, Morgado J& Sousa, J (2020) Avaliação institucional e inspeção Porto Ed
Sá V& Lima L (org)(2017) O governo das escolas FML
Torres L & Palhares J(org)(2017) A excelência académica na escola pública portuguesa FML
Townsend T (ed)(2019) Instructional Leadership and leadership for learning in schools Palgrave
Wyatt-Smith C, Lingard B & Heck, E(ed)(2021) Digital Disruption in Teaching and Testing Routledge