Questões Aprofundadas em Administração Educacional:políticas e práticas

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02048620
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Pretende-se conciliar o método expositivo com a utilização de práticas pedagógicas que promovam o trabalho autónomo dos estudantes e a sua participação ativa no processo de aprendizagem, como a apresentação e discussão de textos e trabalhos

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objetivo aprofundar o conhecimento e a reflexão sobre temáticas centrais no âmbito da administração e gestão de organizações educativas. Analisa as novas formas e processos de governação da escola, salientando as diferentes racionalidades e agendas na administração e gestão educacional. Tendo presente as dinâmicas transnacionais, nacionais e locais, pretende refletir sobre a complexidade dos processos de governação, gestão e liderança escolar, lógicas e estratégias de ação e seus atores e instrumentos.

Resultados de aprendizagem:

Analisar de forma crítica mudanças no processo de governação das escolas em Portugal

Compreender as diferentes racionalidades e ideologias da administração educacional

Refletir criticamente sobre diferentes lógicas e estratégias de ação e sua relação com os contextos organizacionais, os seus atores e instrumentos.

Conhecer investigação realizada sobre os processos de gestão e liderança escolar no contexto português.

Estágio(s)

Não

Programa

A Nova Gestão Pública como política educativa global e novas formas de governação das organizações escolares em Portugal

Tensões, desafios e dilemas contemporâneos na gestão e liderança escolar. Entre o mandato democrático e a promoção da igualdade e as lógicas gerencialista e da performatividade

Os desafios da equidade, inclusão e diversidade.

Avaliação e gestão da qualidade em educação

Accountability, Big data e tecnologias digitais na gestão escolar 

Docente(s) responsável(eis)

Carlos Manuel Folgado Barreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
apresentação oral e escrita de trabalho individual: 70.0%

Bibliografia

Allan J, Harwood V & Jorgensen C(ed)(2021)W Y E 2020 Schooling, Governance and Inequalities Routledge

Barreira C, Bidarra M & Vaz-Rebelo M(Org)(2016) Estudos sobre avaliação externa de escolas Porto Ed

Connolly M, Eddy-Spicer, James D& Kruse S(ed)(2019) The Sage Handbook of school organization Sage

Grek S, Maroy C & Verger A(ed)(2021) WYE2021 Accountability and Datafication in the Governance of Education Routledge

Kyriakides, L, Creemers, B, Panayiotou, A & Charalambous, E (2022)Quality and Equity. Routledge

Lima L, Sá, V& Torres L(org)(2020) Diretores Escolares em Ação FML

Pacheco J, Morgado J& Sousa, J (2020) Avaliação institucional e inspeção Porto Ed

Sá V& Lima L (org)(2017) O governo das escolas FML

Torres L & Palhares J(org)(2017) A excelência académica na escola pública portuguesa FML

Townsend T (ed)(2019) Instructional Leadership and leadership for learning in schools Palgrave

Wyatt-Smith C, Lingard B & Heck, E(ed)(2021) Digital Disruption in Teaching and Testing Routledge