Seminário de Aprofundamento do Pensamento Científico em Ciências da Educação

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
03022827
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Exposições e debates em grupo; Conferências nacionais e internacionais.

Resultados de Aprendizagem

Analisar criticamente perspetivas históricas, teóricas, concetuais e políticas, do domínio epistemológico das Ciências da Educação;

Caraterizar, de forma circunstanciada, diferentes campos de práticas e diferentes modalidades de Educação e Formação;

Mobilizar recursos e estratégias para a compreensão e descrição de diferentes fatos educativos, com diferentes públicos e em diferentes ambientes;

Relacionar políticas, organização dos sistemas educativos, práticas curriculares e metodologias de ensino e aprendizagem, no quadro dos desafios que se colocam às escolas na atualidade;

Refletir sobre a modelos de formação de Professores e as suas relações com os papéis atribuídos e assumidos pela escola;

Compreender as diferentes dinâmicas (trans)formativas das pessoas, nos seus diferentwes contextos de vida;

Identificar os grandes desafios das sociedades atuais e a sua relação com a Educação

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo comum às duas áreas de especialização

Perspetivas históricas e teóricas em educação e formação

Políticas, práticas e organização da educação e da formação

Educação, formação e desigualdades

Tecnologias digitais e literacia mediática

Módulo EDCFA

Educação ao longo da vida

Educação, participação cidadã e desenvolvimento comunitário

Educação, formação e trabalho

Módulo OEAFP

Ensino, aprendizagem, currículo, avaliação educacional e inclusão

Modelos de formação inicial e contínua de professores

Administração educacional

Docente(s) responsável(eis)

Joaquim Luis Medeiros Alcoforado

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 100.0%

Bibliografia

Geral

Verger, A. (2019). A política educacional global: Conceitos e marcos teóricos chave. Práxis Educativa, 14 ( 1), 9-33. Disponível em https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/ 12987

EDCFA

Green, A. (2017). The crisis for young people: Generational inequalities in education, work, housing and welfare. Cham, Switzerland: Springer. Retrieved from https://link.springer.com/book/10.1007%2F978-3-319-58547-5

Hamilton, M . (2018) Contributing to the common good? Media coverage of the international largescale assessment of adult skills (PIAAC) in four national contexts. Studies in the Education of Adults, 50, 2 (pp. 167-184). doi:10.1080/02660830.2018.1523101

OEAFP

Lima, L. (2011). Administração escolar: estudos. Porto: Porto Editora.

Mayer, R. E. (2009). Multimedia learning (2nd ed.). Cambridge, England: Cambridge University Press.

Chitpin, S & Evers, C (ed) (2015) Decision making in educational leadership : principles, policies, and practices. London: Routledge