Seminário de Aprofundamento do Pensamento Científico em Ciências da Educação
1
2023-2024
03022827
Ciências da Educação
Português
Inglês
Presencial
15.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Exposições e debates em grupo; Conferências nacionais e internacionais.
Resultados de Aprendizagem
Analisar criticamente perspetivas históricas, teóricas, concetuais e políticas, do domínio epistemológico das Ciências da Educação;
Caraterizar, de forma circunstanciada, diferentes campos de práticas e diferentes modalidades de Educação e Formação;
Mobilizar recursos e estratégias para a compreensão e descrição de diferentes fatos educativos, com diferentes públicos e em diferentes ambientes;
Relacionar políticas, organização dos sistemas educativos, práticas curriculares e metodologias de ensino e aprendizagem, no quadro dos desafios que se colocam às escolas na atualidade;
Refletir sobre a modelos de formação de Professores e as suas relações com os papéis atribuídos e assumidos pela escola;
Compreender as diferentes dinâmicas (trans)formativas das pessoas, nos seus diferentwes contextos de vida;
Identificar os grandes desafios das sociedades atuais e a sua relação com a Educação
Estágio(s)
NãoPrograma
Módulo comum às duas áreas de especialização
Perspetivas históricas e teóricas em educação e formação
Políticas, práticas e organização da educação e da formação
Educação, formação e desigualdades
Tecnologias digitais e literacia mediática
Módulo EDCFA
Educação ao longo da vida
Educação, participação cidadã e desenvolvimento comunitário
Educação, formação e trabalho
Módulo OEAFP
Ensino, aprendizagem, currículo, avaliação educacional e inclusão
Modelos de formação inicial e contínua de professores
Administração educacional
Docente(s) responsável(eis)
Joaquim Luis Medeiros Alcoforado
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 100.0%
Bibliografia
Geral
Verger, A. (2019). A política educacional global: Conceitos e marcos teóricos chave. Práxis Educativa, 14 ( 1), 9-33. Disponível em https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/ 12987
EDCFA
Green, A. (2017). The crisis for young people: Generational inequalities in education, work, housing and welfare. Cham, Switzerland: Springer. Retrieved from https://link.springer.com/book/10.1007%2F978-3-319-58547-5
Hamilton, M . (2018) Contributing to the common good? Media coverage of the international largescale assessment of adult skills (PIAAC) in four national contexts. Studies in the Education of Adults, 50, 2 (pp. 167-184). doi:10.1080/02660830.2018.1523101
OEAFP
Lima, L. (2011). Administração escolar: estudos. Porto: Porto Editora.
Mayer, R. E. (2009). Multimedia learning (2nd ed.). Cambridge, England: Cambridge University Press.
Chitpin, S & Evers, C (ed) (2015) Decision making in educational leadership : principles, policies, and practices. London: Routledge