Seminário de Acompanhamento de Plano de Tese
1
2023-2024
03022816
Ciências da Educação
Português
Inglês
Presencial
30.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Exposições; Debates em grupo; Seminários; Pesquisas e apresentações; Acompanhamento tutorial e individualizado ao nível do desenvolvimento do projeto de tese
Resultados de Aprendizagem
Deesenvolver o conhecimento sobre o domínio epistemológico e campo de práticas das Ciências da Educação
Desenvolver competências transversais de investigação, nomeadamente ao nível das dimensões éticas, de pesquisa bibliográfica e análise crítica, de escrita científica e de apresentação e disseminação científica;
Escolher a temática com vista ao desenvolvimento do projecto de investigação;
Elaborar um projeto de investigação que serve de qualificação para o desenvolvimento da tese de doutoramento;
Apresentar e defender o projeto de doutoramento em prova pública perante um painel científico
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Domínio epistemológico e campo de práticas das Ciências da Educação
2. Questões éticas na Investigação científica e em Ciências da Educação
3. Escrita científica
4. Apresentações científicas
Docente(s) responsável(eis)
Maria Isabel Ferraz Festas
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 100.0%
Bibliografia
Charlot. B. (2020). Educação ou barbárie? Uma escolha para a sociedade contemporânea. Cortez Editora.
Inouye, K. (2022).Developing the PhD thesis project in relation to individual contexts: a multiple case study of five doctoral researchers. High Educ. https://doi.org/10.1007/s10734-022-00882-0https://doi.org/10.1007/s10734-022-00882-0
Mantai, L. (2015). Feeling like a researcher: Experiences of early doctoral students in Australia. Stud in High Educ, 42(4, 636-650) https://doi.org/10.1080/03075079.2015.1067603
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) ( 2014). Instrumento de regulação ético.deontológica. Carta ética. http://www.spce.org.pt/PDF/CARTAETICA.pdf
UNESCO. (2021). Reimagining our futures together: a new social contract for education. Paris: UNESCO.
Swales, J., & Feak (2012). Academic writing for graduate students. Un. Michigam P.