Seminário de Acompanhamento de Plano de Tese

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
03022816
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
30.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Exposições; Debates em grupo; Seminários; Pesquisas e apresentações; Acompanhamento tutorial e individualizado ao nível do desenvolvimento do projeto de tese 

Resultados de Aprendizagem

Deesenvolver o conhecimento sobre o domínio epistemológico e campo de práticas das Ciências da Educação

Desenvolver competências transversais de investigação, nomeadamente ao nível das dimensões éticas, de pesquisa bibliográfica e análise crítica, de escrita científica e de apresentação e disseminação científica;

Escolher a temática com vista ao desenvolvimento do projecto de investigação;

Elaborar um projeto de investigação que serve de qualificação para o desenvolvimento da tese de doutoramento;

Apresentar e defender o projeto de doutoramento em prova pública perante um painel científico

Estágio(s)

Não

Programa

1. Domínio epistemológico e campo de práticas das Ciências da Educação

2. Questões éticas na Investigação científica e em Ciências da Educação

3. Escrita científica

4. Apresentações científicas  

Docente(s) responsável(eis)

Maria Isabel Ferraz Festas

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 100.0%

Bibliografia

Charlot. B. (2020). Educação ou barbárie? Uma escolha para a sociedade contemporânea. Cortez Editora.

Inouye, K. (2022).Developing the PhD thesis project in relation to individual contexts: a multiple case study of five doctoral researchers. High Educ. https://doi.org/10.1007/s10734-022-00882-0https://doi.org/10.1007/s10734-022-00882-0

Mantai, L. (2015). Feeling like a researcher: Experiences of early doctoral students in Australia. Stud in High Educ, 42(4, 636-650) https://doi.org/10.1080/03075079.2015.1067603

Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) ( 2014). Instrumento de regulação ético.deontológica. Carta ética. http://www.spce.org.pt/PDF/CARTAETICA.pdf

UNESCO. (2021). Reimagining our futures together: a new social contract for education. Paris: UNESCO.

Swales, J., & Feak (2012). Academic writing for graduate students. Un. Michigam P.