Transições e Mudanças na Idade Adulta
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2023-2024
02049775
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
É recomendado que os alunos possuam conhecimentos na área do desenvolvimento ao longo da vida. Os alunos devem ter bom domínio da língua inglesa escrita, considerando que muita da bibliografia de apoio é em inglês.
Métodos de Ensino
Método expositivo apoiado na apresentação de slides; métodos interrogativos; reflexão oral ou por escrito a partir da apresentação de materiais audiovisuais.
Análise de textos sobre conceitos-chave da unidade curricular de Transições e Mudanças na Idade Adulta.
Metodologias ativas com base em casos práticos apresentados através de textos escritos ou com recurso a materiais audiovisuais; reflexão e resolução de problemas, aplicando pensamento crítico.
Resultados de Aprendizagem
Esta uc pretende efectuar uma reflexão crítica sobre o conhecimento conceptual e prático de uma área vocacionada para o desenvolvimento e optimização do funcionamento do adulto. Deste modo, tem como grandes objectivos:
1. Analisar perspetivas interdisciplinares do desenvolvimento do adulto.
2. Refletir criticamente sobre as mudanças biológicas, cognitivas, psicossociais e afetivas do adulto.
3. Analisar os problemas principais experienciados pelos adultos, como desemprego, precaridade no trabalho, pobreza, violência doméstica, abuso de sustâncias.
4. Demonstrar competências críticas, criativas e científicas para tomar decisões éticas e lógicas ao examinar
transições e mudanças na idade adulta.
5. Aplicar os resultados da investigação sobre transições e desenvolvimento do adulto ao mundo real.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Teorias e Modelos de Desenvolvimento Humano: da adultez emergente à idade adulta.
2. Transição da adultez emergente para a idade adulta.
3. Características da idade adulta.
4. Mudanças físicas, cognitivas e psicossociais.
5. Relações sociais e de intimidade: transições e mudanças.
6. Transições da escola para o mundo do trabalho.
7. Transições associadas ao trabalho (e.g., mudanças de emprego, desemprego e reemprego).
8. Saúde, bem-estar, sabedoria e espiritualidade.
9. Problemas na idade adulta: pobreza, precariedade no trabalho, problemas relacionais, abuso de substâncias.
10. Transição para a reforma.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Revisão critica de artigo: 20.0%
Trabalho de síntese: 80.0%
Bibliografia
Arnett, J. J. (2015). Emerging adulthood: The winding road from the late teens through the tweenties. Oxford University Press.
Bjourklund, B.R. (2016). The Journey of Adulthood, 8th Edition. Florida Atlantic University: Pearson.
Ferreira, J. A., Haase, R. F., Santos, E. R., Rabaça, J., Figueiredo, L., Gashemi, H., & Matos, L. (2019). Decent work in Portugal: Context, conceptualization, and assessment. Journal of Vocational Behavior, 112, 77-91. https://doi.org/10.1016/j.jvb.2019.01.009
Blustein, D. L., Duffy, R., Ferreira, J. A., Cohen-Scali, V., Cinamon, R. G., & Allan, B. A. (2020). Unemployment in the time of COVID-19: A research agenda. Journal of Vocational Behavior, 119. https://doi.org/10.1016/j.jvb.2020.103436