Transições e Mudanças na Idade Adulta

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02049775
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

É recomendado que os alunos possuam conhecimentos na área do desenvolvimento ao longo da vida. Os alunos devem ter bom domínio da língua inglesa escrita, considerando que muita da bibliografia de apoio é em inglês.

Métodos de Ensino

Método expositivo apoiado na apresentação de slides; métodos interrogativos; reflexão oral ou por escrito a partir da apresentação de materiais audiovisuais.

Análise de textos sobre conceitos-chave da unidade curricular de Transições e Mudanças na Idade Adulta.

Metodologias ativas com base em casos práticos apresentados através de textos escritos ou com recurso a materiais audiovisuais; reflexão e resolução de problemas, aplicando pensamento crítico. 

Resultados de Aprendizagem

Esta uc pretende efectuar uma reflexão crítica sobre o conhecimento conceptual e prático de uma área vocacionada para o desenvolvimento e optimização do funcionamento do adulto. Deste modo, tem como grandes objectivos:

1. Analisar perspetivas interdisciplinares do desenvolvimento do adulto.

2. Refletir criticamente sobre as mudanças biológicas, cognitivas, psicossociais e afetivas do adulto.

3. Analisar os problemas principais experienciados pelos adultos, como desemprego, precaridade no trabalho, pobreza, violência doméstica, abuso de sustâncias.

4. Demonstrar competências críticas, criativas e científicas para tomar decisões éticas e lógicas ao examinar

transições e mudanças na idade adulta.

5. Aplicar os resultados da investigação sobre transições e desenvolvimento do adulto ao mundo real.

Estágio(s)

Não

Programa

1.         Teorias e Modelos de Desenvolvimento Humano: da adultez emergente à idade adulta.

2.         Transição da adultez emergente para a idade adulta.

3.         Características da idade adulta.

4.         Mudanças físicas, cognitivas e psicossociais.

5.         Relações sociais e de intimidade: transições e mudanças.

6.          Transições da escola para o mundo do trabalho.

7.         Transições associadas ao trabalho (e.g., mudanças de emprego, desemprego e reemprego).

8.          Saúde, bem-estar, sabedoria e espiritualidade.

9.         Problemas na idade adulta: pobreza, precariedade no trabalho, problemas relacionais, abuso de substâncias. 

10.       Transição para a reforma.  

Métodos de Avaliação

Avaliação
Revisão critica de artigo: 20.0%
Trabalho de síntese: 80.0%

Bibliografia

Arnett, J. J. (2015). Emerging adulthood: The winding road from the late teens through the tweenties. Oxford University Press.

Bjourklund, B.R. (2016). The Journey of Adulthood, 8th Edition. Florida Atlantic University: Pearson.

Ferreira, J. A., Haase, R. F., Santos, E. R., Rabaça, J., Figueiredo, L., Gashemi, H., & Matos, L. (2019). Decent work in Portugal: Context, conceptualization, and assessment. Journal of Vocational Behavior, 112, 77-91. https://doi.org/10.1016/j.jvb.2019.01.009

Blustein, D. L., Duffy, R., Ferreira, J. A., Cohen-Scali, V., Cinamon, R. G., & Allan, B. A. (2020). Unemployment in the time of COVID-19: A research agenda. Journal of Vocational Behavior, 119. https://doi.org/10.1016/j.jvb.2020.103436