Seminário de Projeto em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária
1
2023-2024
02049769
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos teóricos e metodológicos específicos da EFAIC
Métodos de Ensino
Esta uc mobiliza diferentes metodologias de ensino e aprendizagem: apresentação e discussão de trabalhos de investigação e intervenção no domínio da EFAIC, incluindo o contributo de investigadores e especialistas externos; leitura, análise e discussão de suportes bibliográficos; apresentação e discussão dos processos de planificação e construção de projetos de investigação/intervenção elaborados pelos estudantes
Resultados de Aprendizagem
Esta uc pretende contribuir para a formação, reflexão e debate em torno de problemáticas e tendências contemporâneas da investigação e intervenção no domínio da Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária (EFAIC). Neste sentido, facilita a consolidação de conhecimentos, proporciona o contacto com trabalhos de investigação e projetos de intervenção desenvolvidos neste mesmo domínio e possibilita a análise crítica de referenciais teóricos e abordagens metodológicas que auxiliem a estruturação de projetos de investigação ou de intervenção conducentes à dissertação ou à elaboração do projeto de estágio. No final do programa de estudos o estudante é capaz de:
- analisar criticamente referenciais teóricos, metodológicos e praxiológicos inerentes aos projetos de EFAIC
- planear de modo consistente um projeto de investigação/intervenção adequado ao domínio da EFAIC
- discutir e fundamentar as opções tomadas no delineamento do projeto
- debater o papel do educador de adultos
Estágio(s)
NãoPrograma
I. O projeto de investigação
1. Exigências éticas e metodologicas da investigação científica em EFAIC
2. Da ideia de projeto à concretização das fases da pesquisa
3. Análise crítica de diferentes opções metodológicas, em função de temas concretos
4. Análise e discussão de projetos de investigação sobre problemáticas contemporâneas de EFAIC.
II. O projeto de intervenção
1. Exigências éticas e processuais da intervenção em EFAIC
2. Da ideia de projeto às múltiplas formas de intervenção nos vários contextos de prática da EFAIC
3. Análise crítica dos contornos sociopolíticos, ideológicos, teóricos e praxiológicos da EFAIC
4. A avaliação de projetos de intervenção em EFAIC
III. Elaboração de projetos de investigação/intervenção
1. Delinear um projeto de investigação/intervenção
2. Antecipação de riscos e planeamento de potenciais medidas de contingência
3. O papel especializado do profissional/investigador de EFAIC
4. A redação científica da proposta
Docente(s) responsável(eis)
Joaquim Luis Medeiros Alcoforado
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 25.0%
Projecto: 75.0%
Bibliografia
Amado, J. (2017)(Coord.), Manual de investigação qualitativa em educação (3ª ed.). Imprensa da Universidade de Coimbra.
Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2011). Research methods in education. Routledge.
Coutinho, Clara P. (2011). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Coimbra: Edições Almedina.
Dias, J. R. (2009). Educação o caminho da nova humanidade: das coisas às pessoas e aos valores. Edições Papiro.
Grummell, B., & Finnegan Doing, F. (2020) (Eds.). Critical and Creative Research in Adult Education: Case Studies in Methodology and Theory. Brill Sense.
Matos, M. (2009). Da intervenção comunitária à mediação comunitária. Educação, Sociedade & Culturas, 29, 175-189.
Tuckett, A. (2015). Adult education, social transformation and the pursuit of social justice.
European Journal of Education: Research, Development and Policy, 50, 245-249.