Seminário de Projeto em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02049769
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos teóricos e metodológicos específicos da EFAIC

Métodos de Ensino

Esta uc mobiliza diferentes metodologias de ensino e aprendizagem: apresentação e discussão de trabalhos de investigação e intervenção no domínio da EFAIC, incluindo o contributo de investigadores e especialistas externos; leitura, análise e discussão de suportes bibliográficos; apresentação e discussão dos processos de planificação e construção de projetos de investigação/intervenção elaborados pelos estudantes

Resultados de Aprendizagem

Esta uc pretende contribuir para a formação, reflexão e debate em torno de problemáticas e tendências contemporâneas da investigação e intervenção no domínio da Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária (EFAIC). Neste sentido, facilita a consolidação de conhecimentos, proporciona o contacto com trabalhos de investigação e projetos de intervenção desenvolvidos neste mesmo domínio e possibilita a análise crítica de referenciais teóricos e abordagens metodológicas que auxiliem a estruturação de projetos de investigação ou de intervenção conducentes à dissertação ou à elaboração do projeto de estágio. No final do programa de estudos o estudante é capaz de:

- analisar criticamente referenciais teóricos, metodológicos e praxiológicos inerentes aos projetos de EFAIC

- planear de modo consistente um projeto de investigação/intervenção adequado ao domínio da EFAIC

- discutir e fundamentar as opções tomadas no delineamento do projeto

- debater o papel do educador de adultos 

Estágio(s)

Não

Programa

I. O projeto de investigação

1. Exigências éticas e metodologicas da investigação científica em EFAIC

2. Da ideia de projeto à concretização das fases da pesquisa

3. Análise crítica de diferentes opções metodológicas, em função de temas concretos

4. Análise e discussão de projetos de investigação sobre problemáticas contemporâneas de EFAIC.

II. O projeto de intervenção

1. Exigências éticas e processuais da intervenção em EFAIC

2. Da ideia de projeto às múltiplas formas de intervenção nos vários contextos de prática da EFAIC

3. Análise crítica dos contornos sociopolíticos, ideológicos, teóricos e praxiológicos da EFAIC

4. A avaliação de projetos de intervenção em EFAIC

III. Elaboração de projetos de investigação/intervenção

1. Delinear um projeto de investigação/intervenção

2. Antecipação de riscos e planeamento de potenciais medidas de contingência

3. O papel especializado do profissional/investigador de EFAIC

4. A redação científica da proposta  

Docente(s) responsável(eis)

Joaquim Luis Medeiros Alcoforado

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 25.0%
Projecto: 75.0%

Bibliografia

Amado, J. (2017)(Coord.), Manual de investigação qualitativa em educação (3ª ed.). Imprensa da Universidade de Coimbra.

Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2011). Research methods in education. Routledge.

Coutinho, Clara P. (2011). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Coimbra: Edições Almedina.

Dias,  J.  R.  (2009). Educação  o  caminho  da  nova  humanidade:  das  coisas  às  pessoas  e  aos  valores. Edições Papiro.

Grummell, B., & Finnegan Doing, F. (2020) (Eds.). Critical and Creative Research in Adult Education: Case Studies in Methodology and Theory. Brill Sense.

Matos, M. (2009). Da intervenção comunitária à mediação comunitária. Educação, Sociedade & Culturas, 29, 175-189.

Tuckett, A. (2015). Adult education, social transformation and the pursuit of social justice.

European Journal of Education: Research, Development and Policy, 50, 245-249.