Formação de Formadores e Professores
2
2025-2026
01021749
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não são requeridos outros conhecimentos além daqueles que se espera que um estudante do 2.º ano revele.
Métodos de Ensino
Sessões presenciais:
- Exposição e exploração de documentos (textos, imagens e vídeos);
- Demonstração de métodos e técnicas e apresentação de instrumentos;
- Experimentação de procedimentos e sua análise estruturada.
Trabalho autónomo dos estudantes ao longo do semestre:
- Realização progressiva de um portefólio de formação (composto por tarefas pré-definidas);
Acompanhamento tutorial:
- Suporte ao estudo individual, à preparação e desenvolvimento do portefólio.
Resultados de Aprendizagem
Por referência aos conteúdos programáticos:
1. Adquirir conhecimento
- Integrar conhecimento em esquemas prévios de pensamento
- Recuperar corretamente conhecimento pretendido
2. Compreender conhecimento:
- Relacionar aspetos do conhecimento
- (Re)organizar o conhecimento e atribuir-lhe um sentido/significado
3. Analisar questões/documentos/situações particulares com base em conhecimento
- Decompor essas questões/documentos/situações em partes principais
- Discutir essas partes à luz de conhecimento considerado pertinente
- Conferir um sentido a essas questões/documentos/situações com vista a conseguir sínteses orientadoras.
4. Aplicar conhecimentos em circunstâncias concretas
- Usar produtos de análises e sínteses para emitir uma opinião e/ou realizar uma tarefa específica
- Verificar a adequação/correção da opinião emitida e/ou da tarefa específica
5. Valorizar o conhecimento
- Atribuir valor ao conhecimento
- Envolver-se na apropriação de conhecimento.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução
- Conceito de formação
- Papel do licenciado em Ciências da Educação no quadro da formação
1. Formação de formadores
1.1. Enquadramento normativo-legal da formação de formadores
1.2. Discursos de entidades com influência na formação de formadores
1.3. Práticas de formação de formadores
2. Formação de professores
2.1. Enquadramento normativo-legal da formação de professores
2.2. Enquadramento teórico da formação de professores
2.3. Discursos de entidades com influência na formação de professores
2.4. Práticas de formação de professores
3. Organização da formação
3.1. Tendências da formação
3.2. Referenciais de formação
3.3. Metodologias e instrumentos de formação
3.4. Planificação, implementação e avaliação da formação
Síntese
- Conceito de formação
- Papel do licenciado em Ciências da Educação no quadro da formação.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Helena Lopes Damião Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%
Bibliografia
- Damião, M.H., Bidarra, G. & Festas, I. (2016). Percursos da formação contínua de professores em Portugal. In I. Nascimento, N. Bonfim, A. Melo & L. Moraes (Orgs.) (2016). Formação continuada de professores: múltiplas faces (pp. 83-102). São Luís (Maranhão): EDUFMA.
- Estrela, M.T. (2002). Modelos de formação de professores e seus pressupostos conceptuais. Revista de Educação, 11(1), 17-29.
- Instituto de Estudos Sociais e Económicos (2020). Referencial de formação pedagógica inicial de formadores. Lisboa: Instituto de Emprego e Formação Profissional.
- Nascimento, M.A. (1999). Microensino: uma estratégia de formação de professores. Revista Portuguesa de Pedagogia, XXXIII (3), 49-71.
- Seixas, A.; Bidarra, M.G.; Damião, M.H. & Festas, M. I. (2012). A formação inicial de professores nas universidades portuguesas. In M.A. Melo & I.V. do Nascimento (Org.). Licenciaturas: Métodos e práticas em diálogo (pp.137-150). São Luís: EDUFMA.