Introdução às Ciências da Educação
1
2025-2026
01021738
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A uc funcionará em regime de aulas teórico-práticas em que se recorrerá à exposição das diversas temáticas, à leitura, análise e síntese crítica de textos, realização de reflexões, debates e trabalhos em grupo (de 3 ou 4 elementos), que serão completados nas horas de trabalho autónomo dos alunos e sujeitos a supervisão tutorial.
Resultados de Aprendizagem
No final da uc os alunos devem:
- Conhecer o léxico específico da Educação e das Ciências da Educação (CE).
- Identificar os contextos de atividade profissional do pedagogo/especialista em educação e formação
- Refletir sobre o quadro atual das CE e sobre as atuais e futuras oportunidades de formação em Ciências da Educação/Educação.
- Reconhecer a necessidade de uma abordagem transdisciplinar dos problemas, situações e fenómenos educativos.
- Desenvolver uma atitude científica face às situações e fenómenos educativos.
- Identificar os elementos estruturais e dinâmicos de uma situação educativa.
- Planificar uma ação educativa, nas suas fases e elementos estruturais e dinâmicos.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. Introdução à Educação e às Ciências da Educação (CE)
1. Educação, um tesouro a descobrir: da etimologia aos Quatro Pilares da Educação (UNESCO)
2. O fenómeno educativo: da abordagem pluridisciplinar à abordagem transdisciplinar
3. O quadro geral e atual das CE: teoria, investigação e prática
II. Princípios e exigências da intervenção educativa: das atividades aos projetos
III. Caracterização e conceção de situações educativas: fases e elementos estruturais e dinâmicos da intervenção educacional
IV. Planeamento e avaliação educacional: conceitos básicos e sua aplicação na projeção das fases e elementos de uma ação educativa
1. O Plano de Sessão e as competências pedagógicas de um educador e formador
V. Intervenção educativa com vista ao desenvolvimento de competências transversais do licenciado em CE e à promoção das boas práticas associadas à aprendizagem no ensino superior.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura Pinheiro
Métodos de Avaliação
Avaliação
Mini Testes: 50.0%
Projecto: 50.0%
Bibliografia
Silva, C. R. (2020). Pesquisas sobre cultura nas ciências da educação. Curitiba: Editora Bagai. DOI: 10.37008/978-65-87204-89-5.03.12.20
- Devechi, Catia & Bisol, Benedetta. (2019). Ciências da educação: especificidade epistemológica, objetividade e prática pedagógica. Educação (UFSM). 44. 92. 10.5902/1984644438219.
- Delors, J. (2001). Educação um tesouro a descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. Edições ASA.
- Pinheiro, M. R (2012). Avaliação das boas práticas associadas à aprendizagem dos estudantes do ensino superior: Princípios, desafios e implicações para a prática pedagógica docente. In C. Leite & M. Zabalza (Eds.), Ensino superior: Inovação e qualidade na docência (pp. 206-221). Edição: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas. http://www.fpce.up.pt/ciie/cidu/publicacoes/livro_de_textos.pdf
- Ruiz, M. C. (2011). Qué es educación? La educación y sus rasgos característicos en la sociedad del conocimiento.