Introdução às Ciências da Educação

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
01021738
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A uc funcionará em regime de aulas teórico-práticas em que se recorrerá à exposição das diversas temáticas, à leitura,  análise e síntese crítica de textos,  realização de reflexões, debates e trabalhos em grupo (de 3 ou 4 elementos), que serão completados nas horas de trabalho autónomo dos alunos e sujeitos a supervisão tutorial.    

Resultados de Aprendizagem

No final da uc os alunos devem:

- Conhecer o léxico específico da Educação e das Ciências da Educação (CE). 

- Identificar os contextos  de atividade profissional do pedagogo/especialista em educação e formação

- Refletir sobre o quadro atual das CE e sobre as atuais e futuras oportunidades de formação em Ciências da Educação/Educação.

- Reconhecer a necessidade de uma abordagem transdisciplinar dos problemas, situações e fenómenos educativos.

- Desenvolver uma atitude científica face às situações e fenómenos educativos.

- Identificar os elementos estruturais e dinâmicos de uma situação educativa.

- Planificar uma ação educativa, nas suas fases e elementos estruturais e dinâmicos.      

Estágio(s)

Não

Programa

I. Introdução à Educação e às Ciências da Educação (CE)

1. Educação, um tesouro a descobrir: da etimologia aos Quatro Pilares da Educação (UNESCO)

2. O fenómeno educativo: da abordagem pluridisciplinar à abordagem transdisciplinar

3. O quadro geral e atual das CE: teoria, investigação e prática

II.  Princípios e exigências da intervenção educativa: das atividades aos projetos

III. Caracterização e conceção de situações educativas: fases e elementos estruturais e dinâmicos da intervenção educacional

IV. Planeamento e avaliação educacional: conceitos básicos e sua aplicação na projeção das fases e elementos de uma ação educativa

1. O Plano de Sessão e as competências pedagógicas de um educador e formador

V. Intervenção educativa com vista ao desenvolvimento de competências transversais do licenciado em CE e à promoção das boas práticas associadas à aprendizagem no ensino superior.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura Pinheiro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 50.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

Silva, C. R. (2020). Pesquisas sobre cultura nas ciências da educação. Curitiba: Editora Bagai. DOI: 10.37008/978-65-87204-89-5.03.12.20

- Devechi, Catia & Bisol, Benedetta. (2019). Ciências da educação: especificidade epistemológica, objetividade e prática pedagógica. Educação (UFSM). 44. 92. 10.5902/1984644438219.

- Delors, J. (2001). Educação um tesouro a descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. Edições ASA.

- Pinheiro, M. R (2012). Avaliação das boas práticas associadas à aprendizagem dos estudantes do ensino superior: Princípios, desafios e implicações para a prática pedagógica docente. In  C. Leite & M. Zabalza (Eds.), Ensino superior: Inovação e qualidade na docência (pp. 206-221). Edição: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas. http://www.fpce.up.pt/ciie/cidu/publicacoes/livro_de_textos.pdf

- Ruiz, M. C. (2011). Qué es educación? La educación y sus rasgos característicos en la sociedad del conocimiento.