Unidade de Observação e Intervenção - Educação e Formação de Adultos e Idosos

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01021727
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
12.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

São requeridos conhecimentos e competências explicitadas nas várias unidades curriculares dos semestres anteriores. 

Métodos de Ensino

Esta uc prevê o trabalho de campo dos estudantes nas instituições que os acolhem, para consolidação e/ou aprofundamento dos conhecimentos teóricos e práticos inerentes à área de Educação e Formação de Adultos e Idosos. Se for possível, recomenda-se que o estudante possa colaborar de forma ativa e autónoma, com a devida supervisão, na conceção, planeamento e desenvolvimento de atividades educativas para públicos diversos na instituição de acolhimento. Semanalmente é feito acompanhamento do trabalho de campo, em regime de seminário, para partilha de experiências, reflexão crítica e orientação.

Resultados de Aprendizagem

- Aprofundar e aplicar conhecimentos na área de Educação e Formação de Adultos e Idosos.

- Contactar com instituições e analisar de forma sistemática, com base em conhecimento científico e técnicas de observação especializada, práticas de profissionais de educação na área de Educação e Formação de Adultos e Idosos.

- Colaborar durante o semestre com a instituição escolhida e os profissionais da mesma na realização de atividades educativas, se tal for solicitado, aprendendo a trabalhar em equipa.

- Analisar periodicamente, de forma crítica, as situações observadas, à luz da intencionalidade educativa das ações para públicos diversos, na área de Educação e Formação de Adultos e Idosos.

- Esboçar propostas esclarecidas de intervenção profissional na área de Educação e Formação de Adultos e Idosos.

- Aprender a elaborar um relatório reflexivo das atividades de observação e/ou intervenção.

Estágio(s)

Não

Programa

A organização das atividades de observação e/ou intervenção nas instituições de acolhimento deve basear-se em conteúdos e princípios orientadores, que são discutidos no seminário semanal de acompanhamento e supervisão. Os tópicos programáticos abrangem mais concretamente:

-Processos educativos e/ou formativos em contextos individuais e comunitários, ao longo da adultez;

-Processos educativos e/ou formativos em contextos específicos de formação e desenvolvimento profissional;

-Promoção da cidadania e da participação social e comunitária, numa perspetiva de ciclo de vida;

-Programas e projetos de natureza educativa destinados à população senior;

-Especificidades da intervenção educativa destinada a pessoas seniores em contextos de institucionalização;

-As dimensões da territorialização, intersecionalidade, transversalização e estabelecimento de parcerias, na conceção; planeamento, desenvolvimento e avaliação de programas e projetos destinados a públicos adultos e suas comunidades. 

Docente(s) responsável(eis)

Albertina Lima Oliveira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório Final da UOI e Participação e trabalho desenvolvido em sala de aula no Seminário: 100.0%

Bibliografia

ANQEP, I.P. (2017). Guia Metodológico de Orientação ao Longo da Vida nos Centros Qualifica. República Portuguesa: ANQEP I. P.

Antunes, F. (2019). Remar Contra as Desigualdades em Educação. Práticas, vozes, percursos. Braga: Edições Humus.

Barros, R. (2013). Educação de Adultos. Conceitos, processos e marcos históricos. Da globalização ao contexto português. Ediçoes Piaget.

Carré, P., & Caspar, P. (2001).Tratado das ciências e técnicas da formação. Instituto Piaget.

Chauvin, C. (2005). Concevoir un stage de formation. ESF.

Comissão das Comunidades Europeias (2020). Política europeia no domínio da educação de adultos. Comissão Europeia.

Findsen, B., Formosa, M. (2011). Lifelong learning in later life. A handbook on older adult learning. Sense Publishers.

Kirkwood, T., & Cooper, C. L. (2014). Well-being in later life. Wiley Blackwell.

Simões, A. (2006). A nova velhice: Um novo público a educar. Ambar.