Unidade de Observação e Intervenção - Tecnologias para a Educação, Formação e Ensino a Distância

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01021716
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
12.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

São requeridos conhecimentos e competências explicitadas nas várias unidades curriculares dos semestres anteriores. 

Métodos de Ensino

Esta uc prevê o trabalho de campo dos estudantes nas instituições que os acolhem, para consolidação e/ou aprofundamento dos conhecimentos teóricos e práticos inerentes a área de Tecnol. para a Educ. e Form. e Ens. a Dist. Se for possível, recomenda-se que o estudante possa colaborar de forma ativa e autónoma, com a devida supervisão, na conceção, planeamento e desenvolvimento de atividades educativas para públicos diversos na instituição de acolhimento. Semanalmente é feito acompanhamento do trabalho de campo, em regime de seminário, para partilha de experiências, reflexão crítica e orientação.

Resultados de Aprendizagem

- Aprofundar e aplicar conhecimentos na área de Tecnologias para a Educação e Formação e Ensino a Distância

- Contactar com instituições e analisar de forma sistemática, com base em conhecimento científico e técnicas de observação especializada, práticas de profissionais de educação na área de Tecnologias para a Educação e Formação e Ensino a Distância.

- Colaborar durante o semestre com a instituição escolhida e os profissionais da mesma na realização de atividades educativas, se tal for solicitado, aprendendo a trabalhar em equipa.

- Analisar periodicamente, de forma crítica, as situações observadas, à luz da intencionalidade educativa das ações para públicos diversos, na área de Tecnologias para a Educação e Formação e Ensino a Distância.

- Esboçar propostas esclarecidas de intervenção profissional na área de Tecnologias para a Educação e Formação e Ensino a Distância.

- Aprender a elaborar um relatório reflexivo das atividades de observação e/ou intervenção.

Estágio(s)

Não

Programa

A organização das atividades de observação e/ou intervenção nas instituições de acolhimento deve basear-se em conteúdos e princípios orientadores, que são discutidos no seminário semanal de acompanhamento e supervisão. Os tópicos programáticos abrangem mais concretamente:

-Processos educativos/formativos em diversos contextos mediados pelas TICs.

-Processos educativos/formativos em contextos específicos de formação e desenvolvimento profissional medidos pelas TIC.

-Promoção da cidadania digital e da participação critica na sociedade do conhecimento.

-Programas e projetos de natureza educativa a distância ou em Blended-Learning

-Especificidades da intervenção educativa  formal, informal e não formal com diversos recursos educativo.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Teresa Ribeiro Pessoa

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório Final da UOI e Participação e trabalho desenvolvido em sala de aula no Seminário: 100.0%

Bibliografia

Costa, J. J. M. (2014). Infografia: Optimizar a visualização na comunicação pedagógica. CINEP-IPC.  

Mayer, R. (2020). Multimedia learning. Cambridge University Press.

Pessoa, T., Hernadez Serrano, M. José & Muñoz Rodrigues, J. (2018). Aprendizaje informal, Alfabetización Mediática e Inclusión Social. Descripción de una experiencia. In C. Cobo, C. Galera, C. Trujillo (Editoras) La Educación Mediática en  España: ArtícuLos seleccionados (Parte, IV, pp. 339-357). Editoral Universitas SA. ISBN: 978-84-7991-489-9