Unidade de Observação e Intervenção - Psicopedagogia e Educação Inclusiva
3
2023-2024
01021705
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
12.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
São requeridos conhecimentos e competências explicitadas nas várias unidades curriculares dos semestres anteriores.
Métodos de Ensino
Esta uc prevê o trabalho de campo dos estudantes nas instituições que os acolhem, para consolidação e/ou aprofundamento dos conhecimentos teóricos e práticos inerentes a área de Psicopedagogia e Educação Inclusiva. Se for possível, recomenda-se que o estudante possa colaborar de forma ativa e autónoma, com a devida supervisão, na conceção, planeamento e desenvolvimento de atividades educativas na instituição de acolhimento. Semanalmente é feito acompanhamento do trabalho de campo, em regime de seminário, para partilha de experiências, reflexão crítica e orientação.
Resultados de Aprendizagem
- Aprofundar e aplicar conhecimentos na área de Psicopedagogia e Educação Inclusiva.
- Contactar com instituições e analisar de forma sistemática, com base em conhecimento científico e técnicas de observação especializada, práticas de profissionais de educação na área de Psicopedagogia e Educação Inclusiva.
- Colaborar durante o semestre com a instituição escolhida e os profissionais da mesma na realização de atividades educativas, se tal for solicitado, aprendendo a trabalhar em equipa.
- Analisar periodicamente, de forma crítica, as situações observadas, à luz da intencionalidade educativa das ações para públicos diversos, na área de Psicopedagogia e Educação Inclusiva.
- Esboçar propostas esclarecidas de intervenção profissional na área de Psicopedagogia e Educação Inclusiva.
- Aprender a elaborar um relatório reflexivo das atividades de observação e/ou intervenção.
Estágio(s)
NãoPrograma
A organização das atividades de observação e/ou intervenção nas instituições de acolhimento deve basear-se em conteúdos e princípios orientadores, que são discutidos no seminário semanal de acompanhamento e supervisão. Os tópicos programáticos abrangem mais concretamente:
- Da Didática Magna à Declaração de Incheon: conceções e práticas de 'ensinar tudo a todos/as'.
- Barreiras à inclusão em contexto educativo.
- Planificação de estratégias e recursos educativos inclusivos.
- Formação de professores/as para a promoção da educação inclusiva.
Docente(s) responsável(eis)
Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz Rebelo
Métodos de Avaliação
Avaliação
Relatório Final da UOI e Participação e trabalho desenvolvido em sala de aula no Seminário: 100.0%
Bibliografia
Ainscow, M. (2020). Promoting inclusion and equity in education: lessons from international experiences. Nordic Journal of Studies in Education Policy, 6(1), 7-16.
Assembleia Geral das Nações Unidas (2006). Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Ministério Público de Portugal.
Global Education Monitoring Report Team (2020). Global education monitoring report, 2020: Inclusion and education: all means all. UNESCO.
Unesco (1998). Declaração de Salamanca sobre Princípios, Política e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais, 1994. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139394
Unesco (2016). Education 2030: Incheon Declaration and Framework for Action for the implementation of Sustainable Development Goal 4: Ensure inclusive and equitable quality education and promote lifelong learning.
Warnock, M. (1978). Special Educational Needs: Report of the Committee of Enquiry into the Education of Handicapped Children and Young People. H.M.S.