Unidade de Observação e Intervenção - Psicopedagogia e Educação Inclusiva

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01021705
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
12.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

São requeridos conhecimentos e competências explicitadas nas várias unidades curriculares dos semestres anteriores. 

Métodos de Ensino

Esta uc prevê o trabalho de campo dos estudantes nas instituições que os acolhem, para consolidação e/ou aprofundamento dos conhecimentos teóricos e práticos inerentes a área de Psicopedagogia e Educação Inclusiva. Se for possível, recomenda-se que o estudante possa colaborar de forma ativa e autónoma, com a devida supervisão, na conceção, planeamento e desenvolvimento de atividades educativas na instituição de acolhimento. Semanalmente é feito acompanhamento do trabalho de campo, em regime de seminário, para partilha de experiências, reflexão crítica e orientação.

Resultados de Aprendizagem

- Aprofundar e aplicar conhecimentos na área de Psicopedagogia e Educação Inclusiva.

- Contactar com instituições e analisar de forma sistemática, com base em conhecimento científico e técnicas de observação especializada, práticas de profissionais de educação na área de Psicopedagogia e Educação Inclusiva.

- Colaborar durante o semestre com a instituição escolhida e os profissionais da mesma na realização de atividades educativas, se tal for solicitado, aprendendo a trabalhar em equipa.

- Analisar periodicamente, de forma crítica, as situações observadas, à luz da intencionalidade educativa das ações para públicos diversos, na área de Psicopedagogia e Educação Inclusiva.

- Esboçar propostas esclarecidas de intervenção profissional na área de Psicopedagogia e Educação Inclusiva.

- Aprender a elaborar um relatório reflexivo das atividades de observação e/ou intervenção.

Estágio(s)

Não

Programa

A organização das atividades de observação e/ou intervenção nas instituições de acolhimento deve basear-se em conteúdos e princípios orientadores, que são discutidos no seminário semanal de acompanhamento e supervisão. Os tópicos programáticos abrangem mais concretamente:

- Da Didática Magna à Declaração de Incheon: conceções e práticas de 'ensinar tudo a todos/as'.

- Barreiras à inclusão em contexto educativo.

- Planificação de estratégias e recursos educativos inclusivos.

- Formação de professores/as para a promoção da educação inclusiva.

Docente(s) responsável(eis)

Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz Rebelo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório Final da UOI e Participação e trabalho desenvolvido em sala de aula no Seminário: 100.0%

Bibliografia

Ainscow, M. (2020). Promoting inclusion and equity in education: lessons from international experiences. Nordic Journal of Studies in Education Policy, 6(1), 7-16.

Assembleia Geral das Nações Unidas (2006). Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Ministério Público de Portugal.

Global Education Monitoring Report Team (2020). Global education monitoring report, 2020: Inclusion and education: all means all. UNESCO.

Unesco (1998). Declaração de Salamanca sobre Princípios, Política e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais, 1994. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139394

Unesco (2016). Education 2030: Incheon Declaration and Framework for Action for the implementation of Sustainable Development Goal 4: Ensure inclusive and equitable quality education and promote lifelong learning.

Warnock, M. (1978). Special Educational Needs: Report of the Committee of Enquiry into the Education of Handicapped Children and Young People. H.M.S.