Unidade de Observação e Intervenção - Formação de Formadores e Professores
3
2025-2026
01021691
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
12.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
São requeridos conhecimentos e competências explicitadas nas várias unidades curriculares dos semestres anteriores.
Métodos de Ensino
Esta uc prevê o trabalho de campo dos estudantes nas instituições que os acolhem, para consolidação e/ou aprofundamento dos conhecimentos teóricos e práticos inerentes a área de Formação de Formadores e Professores. Se for possível, recomenda-se que o estudante possa colaborar de forma ativa e autónoma, com a devida supervisão, na conceção, planeamento e desenvolvimento de atividades educativas na instituição de acolhimento. Semanalmente é feito acompanhamento do trabalho de campo, em regime de seminário, para partilha de experiências, reflexão crítica e orientação.
Resultados de Aprendizagem
- Aprofundar e aplicar conhecimentos na área de Formação de Formadores e Professores.
- Contactar com instituições e analisar de forma sistemática, com base em conhecimento científico e técnicas de observação especializada, práticas de profissionais de educação na área de Formação de Formadores e Professores.
- Colaborar durante o semestre com a instituição escolhida e os profissionais da mesma na realização de atividades educativas, se tal for solicitado, aprendendo a trabalhar em equipa.
- Analisar periodicamente, de forma crítica, as situações observadas, à luz da intencionalidade educativa das ações para públicos diversos, na área de Formação de Formadores e Professores.
- Esboçar propostas esclarecidas de intervenção profissional na área de Formação de Formadores e Professores.
- Aprender a elaborar um relatório reflexivo das atividades de observação e/ou intervenção.
Estágio(s)
NãoPrograma
A organização das atividades de observação e/ou intervenção nas instituições de acolhimento deve basear-se em conteúdos e princípios orientadores, que são discutidos no seminário semanal de acompanhamento e supervisão. Os tópicos programáticos abrangem mais concretamente:
1.Formação de formadores
- Enquadramentos - ético-deontológico, normativo-legal, teórico e institucional - da formação inicial e contínua
- Contextos e práticas
- Estratégias, metodologias e instrumentos de observação da formação
2.Formação de professores
- Enquadramentos - ético-deontológico, legal, normativo-teórico e institucional - da formação inicial e contínua
- Contextos e práticas
- Estratégias, metodologias e instrumentos de observação da formação
3.Papel do licenciado em Ciências da Educação
- Especificidade desse papel face aos papéis de outros especialistas e profissionais
- Intervenção que esse papel justifica e legitima
- Comunicação responsável da intervenção especializada.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Helena Lopes Damião Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
Relatório Final da UOI e Participação e trabalho desenvolvido em sala de aula no Seminário: 100.0%
Bibliografia
Damião, M. H., Bidarra, G.; Festas, I. (2016). Percursos da formação contínua de professores em Portugal. In I. Nascimento et al. (Orgs.) (2016). Formação continuada de professores: múltiplas faces (pp. 83-102). EDUFMA.
Seixas, A.; Bidarra, M.G.; Damião, M. H.; Festas, M. I. (2012). A formação inicial de professores nas universidades portuguesas. In M. Melo & I. Nascimento (Orgs.). Licenciaturas: Métodos e práticas em diálogo (pp.137-150). EDUFMA.
IESE (2020). Referencial de formação: FPIF. IEFP.
Nascimento, M. A. (1999). Microensino: uma estratégia de formação de professores. Revista Portuguesa de Pedagogia, XXXIII (3), 49-71.
Nascimento, M. A. V. (2007). Dimensões da identidade profissional docente na formação inicial. Revista Portuguesa de Pedagogia, 41 (2), pp. 207-218.
Paquay, L.; Altet, A. ; Charlier, E.; Perrenoud, Ph. (1996) (Eds.) Former des enseignants professionnels. De Boeck. (trad. port. Artmed 2001).