Unidade de Observação e Intervenção - Formação de Formadores e Professores

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01021691
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
12.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

São requeridos conhecimentos e competências explicitadas nas várias unidades curriculares dos semestres anteriores. 

Métodos de Ensino

Esta uc prevê o trabalho de campo dos estudantes nas instituições que os acolhem, para consolidação e/ou aprofundamento dos conhecimentos teóricos e práticos inerentes a área de Formação de Formadores e Professores. Se for possível, recomenda-se que o estudante possa colaborar de forma ativa e autónoma, com a devida supervisão, na conceção, planeamento e desenvolvimento de atividades educativas na instituição de acolhimento. Semanalmente é feito acompanhamento do trabalho de campo, em regime de seminário, para partilha de experiências, reflexão crítica e orientação. 

Resultados de Aprendizagem

- Aprofundar e aplicar conhecimentos na área de Formação de Formadores e Professores.

- Contactar com instituições e analisar de forma sistemática, com base em conhecimento científico e técnicas de observação especializada, práticas de profissionais de educação na área de Formação de Formadores e Professores.

- Colaborar durante o semestre com a instituição escolhida e os profissionais da mesma na realização de atividades educativas, se tal for solicitado, aprendendo a trabalhar em equipa.

- Analisar periodicamente, de forma crítica, as situações observadas, à luz da intencionalidade educativa das ações para públicos diversos, na área de Formação de Formadores e Professores.

- Esboçar propostas esclarecidas de intervenção profissional na área de Formação de Formadores e Professores.

- Aprender a elaborar um relatório reflexivo das atividades de observação e/ou intervenção.

Estágio(s)

Não

Programa

A organização das atividades de observação e/ou intervenção nas instituições de acolhimento deve basear-se em conteúdos e princípios orientadores, que são discutidos no seminário semanal de acompanhamento e supervisão. Os tópicos programáticos abrangem mais concretamente:

1.Formação de formadores

- Enquadramentos - ético-deontológico, normativo-legal, teórico e institucional - da formação inicial e contínua

- Contextos e práticas

- Estratégias, metodologias e instrumentos de observação da formação

2.Formação de professores

- Enquadramentos - ético-deontológico, legal, normativo-teórico e institucional - da formação inicial e contínua

- Contextos e práticas

- Estratégias, metodologias e instrumentos de observação da formação

3.Papel do licenciado em Ciências da Educação

- Especificidade desse papel face aos papéis de outros especialistas e profissionais

- Intervenção que esse papel justifica e legitima

- Comunicação responsável da intervenção especializada.   

Docente(s) responsável(eis)

Maria Helena Lopes Damião Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório Final da UOI e Participação e trabalho desenvolvido em sala de aula no Seminário: 100.0%

Bibliografia

Damião, M. H., Bidarra, G.; Festas, I. (2016). Percursos da formação contínua de professores em Portugal. In I. Nascimento et al. (Orgs.) (2016). Formação continuada de professores: múltiplas faces (pp. 83-102). EDUFMA.

Seixas, A.; Bidarra, M.G.; Damião, M. H.; Festas, M. I. (2012). A formação inicial de professores nas universidades portuguesas. In M. Melo & I. Nascimento (Orgs.). Licenciaturas: Métodos e práticas em diálogo (pp.137-150). EDUFMA.

IESE (2020). Referencial de formação: FPIF. IEFP.

Nascimento, M. A. (1999). Microensino: uma estratégia de formação de professores. Revista Portuguesa de Pedagogia, XXXIII (3), 49-71.

Nascimento, M. A. V. (2007). Dimensões da identidade profissional docente na formação inicial. Revista Portuguesa de Pedagogia, 41 (2), pp. 207-218.

Paquay, L.; Altet, A. ; Charlier, E.; Perrenoud, Ph. (1996) (Eds.) Former des enseignants professionnels. De Boeck. (trad. port. Artmed 2001).