Unidade de Observação e Intervenção - Educação Social
3
2025-2026
01021680
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
12.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
São requeridos conhecimentos e competências explicitadas nas várias unidades curriculares dos semestres anteriores.
Métodos de Ensino
Esta uc prevê o trabalho de campo dos estudantes nas instituições que os acolhem, para consolidação e/ou aprofundamento dos conhecimentos teóricos e práticos inerentes a área de Educação Social. Se for possível, recomenda-se que o estudante possa colaborar de forma ativa e autónoma, com a devida supervisão, na conceção, planeamento e desenvolvimento de atividades educativas para públicos diversos na instituição de acolhimento. Semanalmente é feito acompanhamento do trabalho de campo, em regime de seminário, para partilha de experiências, reflexão crítica e orientação.
Resultados de Aprendizagem
- Aprofundar e aplicar conhecimentos na área de Educação Social.
- Contactar com instituições e analisar de forma sistemática, com base em conhecimento científico e técnicas de observação especializada, práticas de profissionais de educação na área de Educação Social.
- Colaborar durante o semestre com a instituição escolhida e os profissionais da mesma na realização de atividades educativas, se tal for solicitado, aprendendo a trabalhar em equipa.
- Analisar periodicamente, de forma crítica, as situações observadas, à luz da intencionalidade educativa das ações para públicos diversos, na área de Educação Social.
- Esboçar propostas esclarecidas de intervenção profissional na área de Educação Social.
- Aprender a elaborar um relatório reflexivo das atividades de observação e/ou intervenção.
Estágio(s)
NãoPrograma
A organização das atividades de observação e/ou intervenção nas instituições de acolhimento deve basear-se em conteúdos e princípios orientadores, que são discutidos no seminário semanal de acompanhamento e supervisão. Os tópicos programáticos abrangem mais concretamente:
-Contextos de intervenção socioeducativa: socio-comunitários e equipas multidisciplinares de projetos e entidades.
-Âmbitos e áreas de intervenção socioeducativa: migrantes, refugiados, minorias étnico-culturais, mulheres e homens vítimas de violência, tráfico de seres humanos, pessoas em situação de pobreza ou sem-abrigo, crianças com pai/mãe em reclusão; crianças e jovens em acolhimento residencial.
-Competências do educador enquanto profissional de capacitação social dos sujeitos, dos grupos e das comunidades.
-Intervenções socioeducativas informadas em evidência e culturalmente adequadas, a partir do levantamento de necessidades.
-A dimensão ética de intervir em contextos de marginalização e exclusão social.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Filomena Ribeiro Fonseca Gaspar
Métodos de Avaliação
Avaliação
Relatório Final da UOI e Participação e trabalho desenvolvido em sala de aula no Seminário : 100.0%
Bibliografia
Barry, M., Clarke, A., Petersen, I., & Jenkins, R. (Eds.) (2019). Implementing mental health promotion. Second edition (pp. 3-34). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-23455-3_14
Sandbæk, M. (2017). European Policies to Promote Children's Rights and Combat Child Poverty. International journal of environmental research and public health, 14(8), 837. https://doi.org/10.3390/ijerph14080837
Armani, D. (2006). Como elaborar projectos? Guia prático para a elaboração de projectos sociais. Tomo Editorial.
Barbosa, E. & Moura, D. (2013). Proyectos educativos y sociales: Planificación, gestión, seguimiento y evaluatión. Narcea Ediciones.
Perez Serrano, G. (2008). Elaboração de projectos sociais: Casos práticos. Porto Editora.
Vallés, P. (2009). Manual del educador social: Intervención en Servicios Sociales. Ediciones Pirámide.
Varela, S. M. (2012). La formación práctica en intervención socioeducativa. Sanz y Torres.